Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11808
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThomazChagasPinto.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos do estatuto do desarmamento sobre a taxa de homicídio
Autor(es): Pinto, Thomaz Chagas
Orientador(es): Resende, José Guilherme de Lara
Assunto: Estatuto do desarmamento
Homicídio
Desarmamento
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: PINTO, Thomaz Chagas. Efeitos do estatuto do desarmamento sobre a taxa de homicídio. 2015. 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objeto de pesquisa analisar o efeito do Estatuto do Desarmamento (Lei n. 10.826/2003) sobre a taxa de homicídio no Brasil. Para tanto, adotou-se o método de revisar a literatura produzida a respeito do assunto, internacional e nacional, de autores de posições favoráveis ao controle das armas de fogos e os contrários a esse pensamento. O assunto pesquisado encontra-se atualmente na pauta de discussões da sociedade brasileira, visto que tramita no Congresso Nacional nova proposta de lei que revisa radicalmente a solução adotada pelo Estatuto do Desarmamento. Da pesquisa realizada observa-se que após a aprovação do Estatuto do Desarmamento ao se analisar os dados a níveis nacionais é que o houve um impacto, inicialmente reduzindo o total número de homicídios depois desacelerando o crescimento da taxa de homicídios, que passou a crescer a taxas bem menores que as anteriores ao ED. Mas ao se analisar o dado a níveis estaduais pode-se observar que a queda nas taxas de homicídios se concentrou em poucos estados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons