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Título: A ética no marketing
Autor(es): Santos, Luíza Martins de Britto
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Responsabilidade social
Marketing
Marketing social
Marketing - responsabilidade social
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 3-Fev-2016
Referência: SANTOS, Luíza Martins de Britto. A ética no marketing. 2015. 73 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Com o surgimento do consumerismo na década de 60, buscou-se difundir um consumo responsável e ético, defendendo os interesses dos consumidores e aumentando os direitos e poderes dos consumidores em relação aos vendedores (KOTLER, 1972). A partir desse movimento, os indivíduos ficaram mais conscientes e exigentes, fazendo com que as empresas adotassem estratégias com foco maior no consumidor, mas pensando também no bem-estar da sociedade. As discussões entre acadêmicos e profissionais da Administração em torno da ética praticada pelas empresas têm aumentado. O objetivo deste trabalho é entender como as práticas de marketing são percebidas do ponto de vista ético. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo, através de entrevistas de profundidade realizadas com professores e profissionais de marketing seguindo um roteiro previamente elaborado. Os principais resultados encontrados apontam que as práticas de marketing das empresas são, de fato, questionáveis do ponto de vista ético, mas que não há um consenso a respeito do que é considerado como ético e o que não é. Além disso, existem fatores individuais e organizacionais que influenciam as decisões éticas dos profissionais, sendo que esses fatores variam de pessoa para pessoa, tornando as decisões subjetivas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
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