Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11797
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LeonardoMotaBarbosa.pdf370,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil da produção científica na área de gestão pública nos periódicos RAP, RSP e RC&F no período de 2001 a 2013
Autor(es): Barbosa, Leonardo Mota
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Gestão pública
Gestão pública - produção científica - análise
Data de apresentação: 23-Jun-2014
Data de publicação: 3-Fev-2016
Referência: BARBOSA, Leonardo Mota. Perfil da produção científica na área de gestão pública nos periódicos RAP, RSP e RC&F no período de 2001 a 2013. 2014. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar o perfil dos estudos sobre o tema Gestão Pública publicados nos periódicos RAP, RSP e RC&F no período de 2001 a 2013. Para tal realizou-se pesquisa descritiva, conduzido por meio de levantamento bibliográfico, com abordagem bibliométrica e análise quantitativa. Os dados da pesquisa revelaram que no período analisado foram encontrados 60 trabalhos publicados sobre o tema, sendo que a RAP – Revista de Administração Pública – se destacou, com a publicação de 28 artigos. Buscou-se associar gestão pública à contabilidade, relacionando o tema com controladoria e custos no setor público. Estes foram relacionados com subtemas específicos, com foco em estudos setoriais, modelo de gestão e reforma gerencial. Percebeu-se que a maioria dos artigos foram realizados em parceria. Com relação ao gênero dos autores, verificou-se que em todos os periódicos prevaleceu a produção científica por autores do gênero masculino. No que se refere a formação acadêmica, constatou-se o domínio de autores com nível de pós-graduação stricto sensu. Já com relação a ocupação profissional, verificou-se o predomínio de professores. Por fim, ao fazer uma análise dos autores mais prolíficos não obteve-se sucesso, pois verificou-se que quase não há uma repetição de autores nos artigos nessa área de estudo. A pesquisa apresentou limitações quanto ao número de periódicos utilizados, acarretando em poucos artigos objeto de estudo. Como sugestão para pesquisas futuras, pesquisar em todos os periódicos da área de administração, contabilidade e turismo nos periódicos avaliados pela CAPES.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons