Resumo: | Este trabalho discute as configurações do episódio-piloto de um programa em vídeo adaptado ao formato da maior plataforma de vídeos digitais compartilhados, o YouTube. O objetivo é criar uma atração que aborde cinema e televisão com ajuda de teorias de diversos campos do conhecimento, como História, Filosofia, Literatura, Psicologia, dentre outros. Para o embasamento teórico do projeto, recorreremos a conceitos de Graff (2000) sobre popularização de conhecimento acadêmico, ao trabalho de Vanoye e Goliot-Lété (1994) e França (2002) sobre análise fílmica e a noções sobre a cultura produtiva e participativa do YouTube vistos em Meili (2011) e Müller (2009). A partir do episódio-piloto, sobre a representação da Idade Média no filme Monty Python em busca do Cálice Sagrado, espera-se dar origem a um conteúdo que seja capaz de incentivar o debate e a reflexão sobre a criação, o consumo e a leitura de obras cinematográficas e televisivas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work discusses the configuration of the pilot for a video show adapted to the format of the biggest platform for shared digital videos, YouTube. Out goal is to create a show about film and television with the aid of theories from different field of knowledge, such as History, Philosophy, Literature, Psychology, etc. For this project’s theoretical references, we use Graff’s (2000) concepts of academic knowledge popularization, Vanoye’s and Goliot-Lété’s (1994) and França’s (2002) work on film analysis and Meili’s (2011) and Müller’s (2009) notions of productive culture and participative culture on YouTube. With the pilot, about the representation of medieval times in Monty Python and the Holy Grail, we hope to create a content capable of encouraging debate and thought about the creation, the consumption and the reading of cinematic works. |