Resumo: | Empresas do grupo EBX, estimadas em mais de 95 bilhões de reais, em 2010,
estiveram entre as mais cotadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Na ocasião, a
Revista Forbes considerava o seu fundador, empresário Eike Batista, como sendo o 8º
homem mais rico do mundo. Em 2013, a imagem do empresário caiu no mundo dos negócios,
em função das negativas notícias quanto à falta de credibilidade de suas empresas, motivadas
pelo não cumprimento de obtenção de receitas. A OGX deveria explorar petróleo na área da
camada do pré-sal, mas teve dificuldades financeiras por não possuir capital próprio que desse
suporte aos elevados investimentos em tecnologia. Consequentemente, as ações da OGX
tiveram uma queda expressiva, passando de R$ 15,10 em 2012, para R$ 0,13 em 2013. O
presente estudo tem como objetivo examinar a forma como os cartunistas retrataram a
imagem do empresário Eike Batista, durante a ascensão e queda financeira de suas principais
empresas, no período de 2008 a 2014. Justifica-se a importância do presente estudo porque a
contabilidade estereotipada é recente no meio acadêmico, permitindo averiguar como a
sociedade enxerga os stakeholders. Para realizar o estudo, foi utilizada a Teoria do Humor
que apresenta de forma lúdica, os elementos necessários (condensação, combinação,
domesticação, oposição, transferência e hipercarnavalização) para demonstrar os fatos
cotidianos das empresas e pessoas. Foram analisadas charges de oito cartunistas brasileiros
que publicaram imagens noticiando os acontecimentos envolvendo a retórica do Grupo EBX.
As informações foram extraídas dos principais jornais online e sites de humor. Conclui-se que
do total de 52 charges, 8 representavam o Eike Batista Rico, 17 a relação entre Eike e o
Governo, 11 Eike Pobre e 16 Eike e a Sociedade. Ademais, enquanto 10 retrataram a imagem
do Eike positivamente, 42 negativamente. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT EBX group, estimated at over 95 billion dollars in 2010, were among the most listed on the São Paulo Stock Exchange (Bovespa). At the time, Forbes Magazine considered its founder, entrepreneur Eike Batista, as the 8th richest man in the world. However in 2013, the image of
the entrepreneur in business fell, due to negative news about the lack of credibility of his companies, motivated by the breach of raising revenue. OGX should have drilled oil in the
area of pre-salt layer, but had financial difficulties for not having capital that supported the high technology investments. Consequently, OGX shares had decreased substantially, from R$ 15.10 in 2012 to R$ 0.13 in 2013. This study aims to examine how the cartoonists depicted the image of the entrepreneur Eike Batista, during the rise and fall of its major financial firms over the period 2008-2014. The importance of this study is justified because stereotyping accounting is a recent thing in the academic world, enabling ascertain how society sees stakeholders. The theory of humor was used to accomplish this study; it features in playful manner, the necessary elements (condensation, combination, domestication, opposition, transfer and hypercarnivalisation) to demonstrate the everyday facts of businesses and people. Cartoons from eight Brazilian cartoonists who published images by reporting the
events surrounding the rhetoric of the EBX Group were analyzed. Information were extracted from major online newspapers and humor sites.We conclude that from the 52 charges analyzed, 8 represented Eike Batista Rich, 17 the Government and Eike, 11 Eike Batista poor and 16 Eike and society. Furthermore, while 10 portrayed the image of Eike positively, 42 negatively. |