Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11768
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndrezaCarvalhoFerreira.pdf44,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Transformações do tais e transformações pelo tais : entre tecidos tradicionais, mulheres leste-timorenses e conversas com Ofélia
Autor(es): Ferreira, Andreza Carvalho
Orientador(es): Silva, Kelly Cristiane da
Assunto: Antropologia econômica
Timor-Leste
Tais (tecido)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 1-Fev-2016
Referência: FERREIRA, Andreza Carvalho. Transformações do tais e transformações pelo tais: entre tecidos tradicionais, mulheres leste-timorenses e conversas com Ofélia. 2015. 159 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O tais é reconhecido como tecido tradicional em Timor-Leste, importante para a sociabilidade timorense, com elação além de sua materialidade. Dentro desse horizonte, a circulação e a produção do tais estavam intrinsecamente vinculados à criação, manutenção e estabelecimento de relações; figurando entre dádivas. Neste cenário a tecelagem era uma atividade que apenas acontecia dentro de um grupo doméstico. Contudo, recentemente o tais tem assumido outros sentidos ao mesmo tempo que se transforma em novos processos dentro de práticas manuais. As tecedeiras do tais, começam a dividir o protagonismo de suas peças com outras mulheres que entram nos processos de costura, cartonagem, entre outras técnicas. A divisão do trabalho fica mais complexa e é intermediada por coletivos que pleiteiam identidades, tanto para os grupos quanto para os produtos feitos, na medida que estes produtos derivados de tais são destinados ao consumo estrangeiro. Este trabalho acompanha um desses grupos, denominado Alola e suas mediações sobre a compra do tais e transformação do tais em produtos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons