Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11763
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_WalterDalpratFilippettiNeto.pdf955,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O isomorfismo institucional na adoção de práticas de responsabilidade social corporativa
Autor(es): Filippetti Neto, Walter Dalprat
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Isomorfismo institucional
Stakeholders
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 1-Fev-2016
Referência: FILIPPETTI NETO, Walter Dalprat. O isomorfismo institucional na adoção de práticas de responsabilidade social corporativa. 2015. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: No meio organizacional, diversas práticas e ações podem ser planejadas e implantadas como parte da estratégia da organização. No entanto, elas estão suscetíveis a diversos fenômenos institucionais, sugerindo outros caminhos na adoção dessas práticas e ações. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo principal analisar de que forma o isomorfismo institucional, um fenômeno de homogeneidade de estruturas e ações institucionais advinda da teoria institucional, influencia nas práticas de responsabilidade social corporativa adotada pelas organizações. A justificativa do estudo é questionar se as organizações possuem a consciência de planejar estratégias de responsabilidade social ou se essas práticas ocorrem de maneira deliberada, espontânea e com a intenção de replicar as ações de outras organizações. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se do estudo de caso sobre a Coca-Cola Brasil para obter uma percepção das diferentes formas de atuação do isomorfismo institucional sobre as ações de responsabilidade social da empresa. Para a coleta de dados, foram feitas entrevistas em profundidade, seguindo um roteiro semiestruturado com dois participantes que possuem ou possuíam cargos gerenciais na empresa, bem como análises documentais do acervo digital da empresa. Os dados coletados foram submetidos a uma analise de conteúdo por categorias, no qual as questões do roteiro foram codificadas, formando as categorias iniciais, e as respostas dos entrevistados derivaram as categorias intermediárias. O estudo de caso, juntamente com a base teórica, identificou que o isomorfismo atua de três maneiras diferentes nas práticas de responsabilidade social corporativa: coercitivamente, mimeticamente e normativamente. Além disso, verificou-se que a relação da organização com o ambiente e com os stakeholders define qual tipo de isomorfismo impacta nas ações de RSC da organização, quando ocorre o fenômeno.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons