Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11759
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarcellaVinhaticodeMiranda.pdf157,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Brasil, um país de classe média? uma análise do governo brasileiro e sobre o atual fenômeno “nova classe média”
Autor(es): Miranda, Marcela Vinhático de
Orientador(es): Lima, Carlos Alberto Ferreira
Assunto: Classe média
Macroeconomia
Neoliberalismo
Data de apresentação: 26-Jul-2013
Data de publicação: 29-Jan-2016
Referência: MIRANDA, Marcela Vinhático de. Brasil, um país de classe média? uma análise do governo brasileiro e sobre o atual fenômeno “nova classe média”. 2013. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O artigo aqui descrito vem para fazer uma análise teórica sobre o atual fenômeno intitulado pelo atual governo de “nova classe média”. O aparecimento desta nova classe levanta dúvidas sobre sua origem, classificação e contexto dentro da economia brasileira. Passando por diversas modificações, a macroeconomia do Brasil passou por momentos de instabilidade, altíssimos índices de inflação e desemprego, além de momentos de melhoria e estabilidade. Após implantação do neoliberalismo e abertura econômica, a condição do trabalhador brasileiro se alterou e o emprego informal apareceu trazendo uma nova condição de vida para uma camada da população. O PT com o assistencialismo e políticas de assistência à sociedade como (Bolsa Família, Brasil sem miséria, Brasil Carinhoso), além da certa melhora do ambiente inflacionário e econômico, ajudaram na melhoria de condição dos brasileiros, que passaram a consumir cada vez mais. É nesse contexto que o governo denomina essa gama de brasileiros de “nova classe media”, termo que, segundo o estudo, tem classificação imprópria vista que não demonstra a realidade do país, desigual, e reforça o interesse político partidário: mascarando o Brasil que não é de classe média e sim de maioria pobre.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons