Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11751
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ArielMartinsCarricondeAzevedo.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As controvérsias do desenvolvimento e as novas faces da dependência no Brasil contemporâneo : considerações sobre o PAC e a exploração de petróleo
Autor(es): Azevedo, Ariel Martins Carriconde
Orientador(es): Seabra, Raphael Lana
Assunto: Teoria Marxista da Dependência (TMD)
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
Petrobras
Data de apresentação: Jun-2015
Data de publicação: 28-Jan-2016
Referência: AZEVEDO, Ariel Martins Carriconde. As controvérsias do desenvolvimento e as novas faces da dependência no Brasil contemporâneo: considerações sobre o PAC e a exploração de petróleo. 2015. 90 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A ascensão do Novo-Desenvolvimentismo no início do século XXI no Brasil, enquanto ideologia, bloco de classes e programas governamentais trazem a necessidade de uma revisão teórica das teorias do desenvolvimento e sua crítica realizada pela Teoria Marxista da Dependência (TMD). Este trabalho pretende, a partir do arcabouço teórico desta última escola, interpretar a realidade brasileira a partir de quatro conceitos chaves: a) Integração Dependente e Intercâmbio Desigual; b) Superexploração do Trabalho; c) ruptura no ciclo do capital e d) Novo Padrão Exportador de Especialização Produtiva. A análise crítica tem por foco a própria teoria desenvolvimentista, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o papel da Petrobrás dentro deste contexto, em que se configura como uma importante empresa brasileira e a principal beneficiada e financiadora do PAC.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons