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dc.contributor.advisorAbreu, Alexandre Maduro de-
dc.contributor.authorCavalcanti, Ramon do Nascimento-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Ramon do Nascimento. Mobilidade urbana sustentável: a influência do individualismo e coletivismo no carpooling. 2015. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.en
dc.description.abstractO crescimento populacional e êxodo rural concentraram pessoas nas metrópoles do Brasil. Essa concentração aumentou a demanda por transporte. Na maioria das cidades grande parte da demanda foi atendida por automóveis, o que gerou excesso de veículos e suas consequências. Em resposta disso, cresce o conceito de Mobilidade Urbana Sustentável nas grandes metrópoles. A carona ou “carpooling” é um meio de mobilidade urbana sustentável que está se desenvolvendo no mundo. Assim, o presente estudo buscou identificar a influência da cultura local na intenção de oferecer ou pegar carona. Realizou-se uma pesquisa quantitativa aplicada na Universidade de Brasília (UNB), por meio de “survey” em escala Likert, e que obteve 339 questionários válidos. Após isso foi feito a Análise Descritiva e Inferencial. Verificou-se que o perfil cultural tende ao individualismo e que os alunos possuem alta intenção de carona, e fariam isso para dividir os custos. Todavia não constatou-se que não a relação entre perfil cultural e intenção de carona. Identificou-se que fatores como: ser mulher; se deslocar por ônibus, metrô, bicicleta ou a pé; residir distante da UNB se relacionam positivamente com intenção de carona. Observou-se que, apesar de a intenção de carona ser alta, somente 4,1% dos alunos se deslocam por carona e que 49,6% se deslocariam para economizar dinheiro. Assim conclui-se que a UNB é uma universidade favorável ao carpooling que poderia implantar como política um programa de carpooling universitário com incentivos e um sistema que possibilite transações financeiras entre motorista e carona. Sugere-se que próximos estudos realizem essa pesquisa outras universidades.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCarpoolingen
dc.subject.keywordMobilidade urbanaen
dc.subject.keywordCaronaen
dc.titleMobilidade urbana sustentável : a influência do individualismo e coletivismo no carpoolingen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-01-27T12:41:16Z-
dc.date.available2016-01-27T12:41:16Z-
dc.date.issued2016-01-27T12:41:16Z-
dc.date.submitted2015-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11740-
dc.language.isoPortuguêsen
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