Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Abreu, Alexandre Maduro de | - |
dc.contributor.author | Cavalcanti, Ramon do Nascimento | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Ramon do Nascimento. Mobilidade urbana sustentável: a influência do individualismo e coletivismo no carpooling. 2015. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015. | en |
dc.description.abstract | O crescimento populacional e êxodo rural concentraram pessoas nas metrópoles do Brasil. Essa concentração aumentou a demanda por transporte. Na maioria das cidades grande parte da demanda foi atendida por automóveis, o que gerou excesso de veículos e suas consequências. Em resposta disso, cresce o conceito de Mobilidade Urbana Sustentável nas grandes metrópoles. A carona ou “carpooling” é um meio de mobilidade urbana sustentável que está se desenvolvendo no mundo. Assim, o presente estudo buscou identificar a influência da cultura local na intenção de oferecer ou pegar carona. Realizou-se uma pesquisa quantitativa aplicada na Universidade de Brasília (UNB), por meio de “survey” em escala Likert, e que obteve 339 questionários válidos. Após isso foi feito a Análise Descritiva e Inferencial. Verificou-se que o perfil cultural tende ao individualismo e que os alunos possuem alta intenção de carona, e fariam isso para dividir os custos. Todavia não constatou-se que não a relação entre perfil cultural e intenção de carona. Identificou-se que fatores como: ser mulher; se deslocar por ônibus, metrô, bicicleta ou a pé; residir distante da UNB se relacionam positivamente com intenção de carona. Observou-se que, apesar de a intenção de carona ser alta, somente 4,1% dos alunos se deslocam por carona e que 49,6% se deslocariam para economizar dinheiro. Assim conclui-se que a UNB é uma universidade favorável ao carpooling que poderia implantar como política um programa de carpooling universitário com incentivos e um sistema que possibilite transações financeiras entre motorista e carona. Sugere-se que próximos estudos realizem essa pesquisa outras universidades. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Carpooling | en |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | en |
dc.subject.keyword | Carona | en |
dc.title | Mobilidade urbana sustentável : a influência do individualismo e coletivismo no carpooling | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2016-01-27T12:41:16Z | - |
dc.date.available | 2016-01-27T12:41:16Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-27T12:41:16Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11740 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Administração
|