Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1174
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_BárbarahSantosPinheiro.pdf1,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Prevendo o consumo de aço pela construção civil no Distrito Federal em um horizonte de dez anos : utilização de modelo de regressão multivariada
Autor(es): Pinheiro, Bárbarah Luiza dos Santos
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Modelo de regressão
Brasília (DF) - construção civil
Mercado de capitais
Data de apresentação: 27-Ago-2010
Data de publicação: 28-Out-2010
Referência: PINHEIRO, Bárbarah Luiza dos Santos. Prevendo o consumo de aço pela construção civil no Distrito Federal em um horizonte de dez anos: utilização de modelo de regressão multivariada. 2010. 55 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O setor siderúrgico, responsável pela produção do aço, se caracteriza como um segmento com alto grau de significância para a consolidação da infra-estrutura nacional; além disto, se distingue por ser um mercado intensivo em capital, o qual requer amplos investimentos para que sejam alcançados níveis de escala competitivos. Ao considerar a Construção Civil, verifica-se que há relação entre seu desempenho e o dinamismo da atividade econômica brasileira, uma vez que contribui decisivamente na formação da taxa de investimento. No âmbito organizacional, as empresas, com o intuito de atingirem patamares mais elevados de eficiência, vêm utilizando instrumentos que permitem prever quantitativamente uma variável e medir a qualidade desta previsão, como, por exemplo, a previsão de demanda; sendo que a informação resultante desta estimativa atua como um insumo de grande valia ao processo de planejamento, permitindo alocação e dimensionamento dos recursos de forma otimizada, de modo a reduzir dispêndios desnecessários e potencializar investimento. Desta forma, tendo em vista a importância destes setores na economia e os potenciais benefícios advindos da estimativa da demanda, foi definido como objetivo deste estudo: estimar a demanda de aço na construção civil no DF nos próximos dez anos. Para tal, é utilizado o modelo de Regressão Linear Multivariada, que apesar de estabelecer diversos pressuposto com a finalidade de garantir que seu uso seja adequado e não-viesado, trata-se de um modelo e como tal, não representa fielmente a realidade. As etapas transcorridas até se obter o resultado final forneceram informações importantes sobre alguns aspectos que devem ser mais profundamente analisados em estudos futuros, tais como: a escolha das variáveis explicativas e o acesso a dados regionais e não nacionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1174
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons