Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11723
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DeboraFerreiraCoutoPinto.pdf879,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coaching executivo : uma análise de efetividade a partir da percepção de coachees do Distrito Federal
Autor(es): Pinto, Débora Ferreira Couto
Orientador(es): Barem, Débora Dorneles
Assunto: Coaching
Desenvolvimento profissional
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 26-Jan-2016
Referência: PINTO, Débora Ferreira Couto. Coaching executivo: uma análise de efetividade a partir da percepção de coachees do Distrito Federal. 2015. 95 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O coaching é uma prática de desenvolvimento de executivos ainda nova no mercado e foi inserida nos contextos organizacionais como uma forma alternativa de desenvolvimento de executivos. Contudo, percebe-se a ausência de pesquisas sobre os resultados alcançados por estes programas. O presente estudo teve como objetivo identificar a percepção de efetividade dos programas de coaching juntos aos egressos destes programas. A pesquisa buscou, por meio dos seus objetivos específicos, levantar se existiu a definição de metas e/ou objetivos a ser alcançado apontar se o programa de coaching gerou mudanças no âmbito profissional e elencar os benefícios relatados pelos participantes do estudo. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e possui um delineamento exploratório. O estudo foi realizado com onze executivos que trabalham em empresas de diversos setores com sede no Distrito Federal. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a entrevista presencial semiestruturada, a qual continha 21 perguntas elaboradas a partir do referencial teórico acerca do tema. Após a realização das entrevistas, suas transcrições foram finalizadas e serviram como base para a interpretação dos dados, realizada mediante análise de conteúdo. Os resultados mostraram que todos os participantes do estudo estavam abertos à experiência e avaliaram seus programas de coaching positivamente. Em todos os casos o coaching gerou algum resultado, sendo que os mais mencionados estão relacionados à equipe, comunicação, autoconhecimento, liderança e planejamento e organização no trabalho. Para os entrevistados os resultados alcançados com os programas de coaching podem beneficiar as organizações em que trabalham principalmente porque o coach fornece uma visão externa e ajuda em reflexões sobre o desempenho do executivo. Contudo, as organizações devem se atentar para fornecer o suporte necessário para que o coaching aconteça da melhor maneira possível. Os participantes do estudo consideram que a abertura do executivo para o processo e as capacidades e habilidades do coach podem exercer forte influencia sobre os resultados desses programas, um dos fatores que dificulta a sua avaliação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons