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Título: Sentimento de culpa de mães nas compras para seus filhos : um estudo comparativo entre mães de dois grupos sociais
Autor(es): Pires, Lorrane Silveira
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Mãe e filhos
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 26-Jan-2016
Referência: PIRES, Lorrane Silveira. Sentimento de culpa de mães nas compras para seus filhos: um estudo comparativo entre mães de dois grupos sociais. 2015. 71 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar se há diferenças no sentimento de culpa nas mães em relação aos seus filhos em diferentes classes sociais e se esse sentimento é um antecedente de compra. Para isso replicou-se parte da pesquisa de Battistella-Lima (2015) e tentou-se preencher uma lacuna deixada por este estudo, que foi verificar como as relações de consumo entre mães e filhos se dão em diferentes classes e grupos sociais. Para tanto mensurou-se as variáveis: Culpa nas mães, Atendimento aos pedidos do filho e Tentativa de influência do filho. A amostra foi composta por 207 mães com filhos entre 3 e 12 anos, sendo 104 questionários obtidos em escolas particulares localizadas na região central de Brasília, onde as mães foram de classes sociais A e B, em sua maioria, e 103 durante atividades assistenciais em Samambaia, cidade satélite do Distrito Federal, que compôs um grupo de classes sociais C, D e E. Com essa amostra conseguiu-se dois grupos com perfis distintos o que possibilitou atingir os objetivos propostos. Conclui-se que a Culpa nas Mães é um forte antecedente de compra, sendo mais presente em mães que se ausentam do lar regularmente para trabalhar ou são de classes sociais mais baixas. Já Tentativa de influência do filho possuiu relação inversa com Atendimento aos pedidos do filho e independe de classe social e de Culpa nas mães. Quanto a lacuna, verificou-se que mães de classes sociais mais baixas possuem maior grau de culpa, mas as mães de classes sociais mais altas atendem mais aos pedidos de seus filhos. Tudo isso confirmou que Culpa nas Mães é um antecedente de compra e o fato da mãe não poder dar ao seu filho muitas coisas do que ele pede, por questões financeiras, a faz sentir mais culpada, bem como sua falta de tempo disponível à criança e isso é frequentemente revertido em consumo para as classes sociais mais altas e revertido em mais Culpa nas mães de classe social mais baixas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
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