Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11720
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GiovannaFernandesAmaral.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação ou gestão do desempenho humano no trabalho? Análise do processo organizacional da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Autor(es): Amaral, Giovanna Fernandes
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Embrapa
Gestão de desempenho
Pessoal - avaliação
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 26-Jan-2016
Referência: AMARAL, Giovanna Fernandes. Avaliação ou gestão do desempenho humano no trabalho? Análise do processo organizacional da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. 2015. 97 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo identificar as principais práticas organizacionais relacionadas à gestão de desempenho humano no trabalho na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. A pergunta de fundo é: em termos práticos, e tendo por base um modelo teórico de referência, o que a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia realiza em relação ao desempenho humano no trabalho: avaliação ou gestão? Essa pesquisa teve o intuito de fornecer à empresa analisada informações sobre o atual processo de gestão de desempenho no trabalho que ocorre na prática, a fim de que possam se atentar a esse processo e aprimorá-lo. A pesquisa também visou contribuir no campo acadêmico para a investigação científica de práticas organizacionais de gestão do desempenho ainda pouco estudadas em âmbito nacional. O estudo foi de caráter exploratório-descritivo e enfoque qualitativo. Preliminarmente, foram levantados e analisados documentos organizacionais, depois foram realizadas 12 entrevistas presenciais e estruturadas com 12 funcionários, entre pesquisadores, analistas, técnicos, assistentes e supervisores, e ainda, um grupo focal com 10 supervisores. Os questionários, tanto das entrevistas quanto do grupo focal, continham questões sobre o processo de gestão, elaboradas a partir de um modelo de gestão de desempenho adotado como referência e abordavam as dimensões de planejamento, execução, monitoramento, avaliação e revisão. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica baseada em análise de conteúdo categorial temática. As informações obtidas validam a existência de uma gestão de desempenho, baseada em um ciclo composto por planejamento, acompanhamento e avaliação. Entretanto, no caso da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, pôde-se perceber que o processo de gestão do desempenho humano ainda não se encontra plenamente implementado e maturado na estrutura organizacional. Os dados sugerem que o processo de gestão do desempenho da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia não apresenta encadeamento e padronização entre etapas muito importantes do processo mais amplo de gestão, como o feedback contínuo, a revisão do plano de trabalho e a participação conjunta do supervisor e do subordinado, podendo variar sua realização ou não, por meios distintos, dependendo da área e da função dos trabalhadores. Ao final, são discutidos os limites do estudo e sugerida uma agenda de pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons