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dc.contributor.advisorFerreira, Rodrigo Rezende-
dc.contributor.authorCunha, Helena Lobosque de Oliveira-
dc.identifier.citationCUNHA, Helena Lobosque de Oliveira. Motivação no serviço público: um estudo no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). 2015. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.en
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo analisar as características motivacionais de uma amostra de servidores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Este trabalho fornece subsídios importantes no sentido de melhorar a efetividade dos processos organizacionais relacionados à motivação do trabalhador e proporciona novos conhecimentos na área de motivação no serviço público. Esse estudo empírico utilizou-se de pesquisa exploratória, descritiva e de campo. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa quantitativa. A amostra é caracterizada como não-probabilística por conveniência e acessibilidade. Participaram 44 servidores, de idade entre 20 e 65 anos, no mínimo com nível médio completo, de cargos e funções variadas, lotados entre o Departamento de Gestão de Pessoas, a Secretaria de Educação Corporativa e a Diretoria Geral. Foi utilizada a escala de Motivação no Serviço Público (PSM), validada para o Brasil. O questionário foi aplicado virtualmente por meio de um survey auto-administrado. Os dados foram tratados por meio de estatísticas descritivas. Os resultados foram interpretados de acordo com as dimensões de análise das características motivacionais no setor público propostas pelos autores da escala validada para o Brasil. No geral, os trabalhadores pesquisados possuem uma visão de mundo mais humanitária do que individualista, o que os tornam mais motivados para trabalhar no serviço público. Ademais, tendem a possuir um bom desempenho organizacional em função das suas características motivacionais, pois os resultados apontam para fatores positivamente associados entre uma variável e outra, segundo a literatura da área. O resultado obtido destacou a característica “Compromisso com o Interesse Público” como a mais presente e “Auto-sacrifício” como a menos presente nos profissionais, em termos de sua característica motivacional para trabalhar no setor público. Este trabalho trouxe importantes contribuições para o tema motivação no setor público, em especial para o brasileiro. Os resultados podem ser utilizados para nortear ações organizacionais futuras voltadas à motivação dos servidores. Além disso, a pesquisa contribuiu para a replicação de escala de motivação no setor público, o que agrega resultados empíricos acerca dessa medida no Brasil. Ao final, são discutidos os limites da pesquisa, bem como uma agenda futura de estudos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordServiço público - administração de pessoalen
dc.subject.keywordServidores públicosen
dc.subject.keywordMinistério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)en
dc.subject.keywordMotivação no trabalhoen
dc.titleMotivação no serviço público : um estudo no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-01-25T13:30:39Z-
dc.date.available2016-01-25T13:30:39Z-
dc.date.issued2016-01-25T13:30:39Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11717-
dc.language.isoPortuguêsen
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