Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11716
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndreNogueiradeAquino.pdf771,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Demonstração do valor adicionado : um instrumento de apoio às análises da participação social das empresas
Autor(es): Aquino, André Nogueira de
Orientador(es): Rodrigues, Fernanda Fernandes
Assunto: Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Empresas
Balanço (Contabilidade)
Data de apresentação: 11-Jul-2013
Data de publicação: 25-Jan-2016
Referência: AQUINO, André Nogueira de. Demonstração do valor adicionado: um instrumento de apoio às análises da participação social das empresas. 2013. 32 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013
Resumo: O Balanço Social é um dos principais instrumentos utilizados para aferir, de maneira adequada, os resultados da empresa na área socioeconômica. A Demonstração do Valor Adicionado (DVA), componente importantíssimo do Balanço Social, é um instrumento contábil que deve evidenciar as informações relativas à riqueza criada pela entidade em determinado período e a forma como tais riquezas foram distribuídas aos diversos elementos que contribuíram para sua geração. No Brasil, a elaboração da DVA passou a ser obrigatória a partir de 2008 para as companhias abertas, com a edição da Lei 11.638/2007, a qual atualizou a Lei 6404/76. Este trabalho tem por objetivo avaliar o poder de aferição da DVA, no que tange a informações sobre a geração e distribuição da riqueza gerada pelas empresas. Foi utilizado método não probabilístico para a busca das DVA’s de 82 entidades listadas no site da CVM que, obrigatoriamente, apresentaram situação de registro concedido anterior a 31 de dezembro de 2007, de modo que todas as empresas tivessem publicado suas respectivas DVA’s referentes aos exercícios de 2008 a 2012. Constatou-se que as informações obtidas através da análise da DVA quanto ao aspecto social desempenhado pelas empresas, no que tange à distribuição da riqueza gerada por elas, são extremamente importantes e que este trabalho alcançou os objetivos propostos, evidenciando a capacidade informacional da DVA, apontando a relevância social das informações contidas na mesma.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons