Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1171
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AdenikeAbiodunAneysAjagunna.pdf585 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A taxa de ocupação em hotelaria : relação dos eventos e preços com o controle de efeitos sazonais
Autor(es): Ajagunna, Adenike Abiodun Aneys
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Hotelaria
Turismo e hotelaria
Cálculo de preço (Comércio varejista)
Data de apresentação: 1-Set-2010
Data de publicação: 28-Out-2010
Referência: AJAGUNNA, Adenike Abiodun Aneys . A taxa de ocupação em hotelaria: relação dos eventos e preços com o controle de efeitos sazonais. 2010. 40 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar se a estratégia de precificação e de realização de eventos em um hotel influenciam sua taxa de ocupação de clientes. Para tanto, foram analisadas as variáveis preço médio efetivo pago pelo hóspede, sazonalidade diária, sazonalidade mensal e eventos realizados no Centro de Eventos do mesmo complexo que o Hotel. Os dados foram coletados do sistema da empresa estudada e montado um banco de dados para ser feita análise da regressão múltipla. Além da análise individual das variáveis, foi feito o controle das variáveis de sazonalidade a fim de investigar melhor o impacto do preço e eventos na taxa de ocupação. A análise concluiu que os eventos possuem grande impacto e são o maior responsável pelo aumento da taxa de ocupação. A partir dos resultados obtidos, orienta-se futuras pesquisas em hotelaria com foco na análise da taxa de ocupação e atenção,por parte dos gestores do Hotel, para a realização de eventos para que captem reservas e assim aumentem sua taxa de ocupação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1171
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons