Resumo: | O presente estudo pretende compreender a importância e o significado das modificações corporais extremas (body modifications), realizadas por meio de tatuagens, piercings, escarificações, alargadores etc. no âmbito de uma denominada “cultura alternativa”. Pretende analisar, também, as noções de corpo que são ativadas e o lugar que a dor ocupa nesse processo de transformação corporal. Apresenta como marco teórico as discussões que acontecem na Antropologia e Sociologia do corpo. Portanto, analisa o corpo como um constructo social para além do biológico, o qual é moldado por valores e práticas de saberes localizadas e pela reutilização de técnicas e tecnologias biomédicas. Este trabalho tem uma abordagem etnográfica, portanto, pretende compreender as experiências de determinado grupo social, os praticantes e especialistas da body modification. Fez uso de técnicas de pesquisa como: entrevista semiestruturada e a observação participante. Observou-se que a Body Modification ou Body Mod, não é apenas a inserção de piercings, alargadores, tatuagens, escarificações, mas há uma perspectiva de criar identidades utilizando o corpo como meio para construção e descrição de si. Os profissionais que atuam na produção da body modification acabam por se tornarem terapeutas que fazem uma reutilização e reinvenção de tecnologias de transformação do corpo a partir de saberes e práticas compartilhados no meio popular onde se inserem. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aims to understand the importance and significance of extreme body modifications (body modifications), conducted through tattoos, piercings, scarification, reamers etc. under a so-called "alternative culture". Intends to analyze also the body of notions that are activated and the place that the pain occupies this body transformation. It presents the theoretical basis of the discussions that take place in Anthropology and Sociology of the body. Therefore examines the body as a social construct beyond the biological, which is founded on the values and localized knowledge practices and the reuse of technical and biomedical technologies. This work has an ethnographic approach thus aims to understand the experiences of a particular social group, practitioners and experts of body modification. Made use of research techniques such as semi-structured interviews and participant observation. It was observed that the Body Modification or Body Mod, is not only the inclusion of piercings, reamers, tattoos, scarification, but there is a prospect of creating identities using the body as a means of construction and description of himself. Professionals working in the production of body modification end up becoming therapists who make a reuse and reinvention of body transformation technologies from shared knowledge and practices in the popular environment in which they operate. |