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Título: Efeito da estimulação vestibular no perfil sensorial de crianças com paralisia cerebral : ensaio clínico randomizado aleatorizado
Outros títulos: Effect of vestibular stimulation in the sensory profile of children with cerebral palsy : a randomized controlled trial randomized
Autor(es): Magalhães, Yasmin Santana
Orientador(es): Toledo, Aline Martins de
Assunto: Paralisia cerebral nas crianças
Estímulos sensoriais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 18-Jan-2016
Referência: MAGALHÃES, Yasmin Santana. Efeito da estimulação vestibular no perfil sensorial de crianças com paralisia cerebral: ensaio clínico randomizado aleatorizado. 2015. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da estimulação vestibular no perfil sensorial de crianças com paralisia cerebral na faixa etária de 16 meses a 35 meses de idade, por meio da escala Initial Development of the Infant/Toddler Sensory Profile. Trata-se de um estudo com delineamento ensaio clínico randomizado aleatorizado, com crianças diagnosticadas com paralisia cerebral, alocadas aleatoriamente em dois grupos, controle (submetido a uma intervenção motora convencional, 2 vezes por semana) e experimental (submetido a mesma intervenção motora do grupo controle e a uma estimulação vestibular em um balanço 5 vezes por semana). A coleta de dados ocorreu no Hospital da Criança de Brasília e foi aplicado em dois momentos, antes e após as intervenções. Participaram do estudo 15 crianças com média de 21,7 meses, sendo 20% do sexo feminino e 80% do sexo masculino. Para verificar a diferença entre os grupos em cada variável analisada, utilizou-se o Teste de Mann-Whitney. Para verificar a diferença entre o momento pré-intervenção e pós-intervenção em cada grupo (grupo controle e grupo experimental) utilizou-se o Teste de Wilcoxon. No presente estudo não houve diferença significante pré e pós-teste entre os grupos controle e experimental e entre os grupos experimental e controle em cada avaliação realizada (pré e pós a intervenção). Diante dos resultado obtidos, pôde-se concluir que não houve diferença estatística significativa na influência no perfil sensorial de crianças com paralisia cerebral submetidas a uma intervenção com estimulação vestibular. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this study was to analyze the effect of vestibular stimulation in sensory profile of children with cerebral palsy aged 16 months to 35 months old, through the range Initial Development of the Infant / Toddler Sensory Profile. It is a study of design randomized clinical trial randomized, children diagnosed with cerebral palsy, randomly allocated into two groups, control (subjected to a conventional motor intervention, 2 times a week) and experimental (subjected to the same motor intervention group control and a vestibular stimulation on a rocking 5 times per week). Data collection took place at the Hospital of Brasilia Child and was applied in two stages, before and after the interventions. Study participants were 15 children with a mean of 21.7 months, 20% female and 80% male. To verify the difference between groups for each variable analyzed, we used the Mann-Whitney test. To find the difference between pre-intervention and post-intervention time in each group (control group and experimental group) we used the Wilcoxon test. In this study there was no significant difference pre and post-test between the experimental and control groups and between the experimental and control groups in each evaluation (pre and post intervention). Given the results obtained, it could be concluded that there was no statistically significant difference in influence on the sensory profile of children with cerebral palsy undergoing an intervention with vestibular stimulation.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2015.
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