Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11640
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IngridAlencardeCarvalho.pdf686,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Serviço social e saúde mental : uma análise da produção do conhecimento
Autor(es): Carvalho, Ingrid Alencar de
Orientador(es): Guiraldelli, Reginaldo
Assunto: Saúde mental
Serviço social - produção de conhecimento
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Jan-2016
Referência: CARVALHO, Ingrid Alencar de. Serviço social e saúde mental: uma análise da produção do conhecimento. 2015. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo objetiva analisar as produções acadêmico-científicas do Serviço Social na área da saúde mental, visando identificar qual a incidência, visibilidade e relevância dessa temática no âmbito da categoria profissional. Para atender os propósitos desta investigação, a análise se circunscreveu na produção baseada em publicações de destacados eventos do Serviço Social, de forma a compreender como a discussão da saúde mental tem sido tratada e abordada pelos assistentes sociais. Assim, foram analisados os trabalhos completos voltados para o debate da saúde mental, publicados nos anais e apresentados no Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais - CBAS dos anos de 2004, 2007 e 2013 e no Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - ENPESS, dos anos de 2008, 2010, 2012 e 2014. A seleção dos trabalhos completos analisados nesses eventos da categoria profissional foi feita por meio dos campos de busca em CD-ROM dos respectivos eventos. As palavras-chave utilizadas para filtrar os trabalhos de saúde mental foram: “saúde mental”, “transtorno mental”, “reforma psiquiátrica”, “louco”, “loucura”, “luta antimanicomial” e “sofrimento psíquico”. Por fim, vale dizer que a respectiva pesquisa também busca, com base na análise realizada, apresentar a inserção e contribuição do Serviço Social na área da saúde, com ênfase para a saúde mental em distintos momentos históricos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons