Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11633
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaClaraAbreudaSilva.pdf832,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teatro do Oprimido e o Serviço Social : desvelando os bastidores
Autor(es): Silva, Ana Clara Abreu da
Orientador(es): Vieira, Karen Santana de Almeida
Assunto: Teatro do Oprimido
Boal, Augusto Pinto, 1931-2009
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Jan-2016
Referência: SILVA, Ana Clara Abreu da. Teatro do Oprimido e o Serviço Social: desvelando os bastidores. 2015. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Diante da constatação de Santos (2006) de que é necessário reforçar o acervo profissional sobre os instrumentais e da visão de Scherer (2010) de que as artes, em especial o teatro, são capazes de possibilitar autonomia para seguimentos fragilizados e servir como um instrumental efetivo para o Serviço Social, este Trabalho de Conclusão de Curso se aproxima do Teatro do Oprimido (criado pelo teatrólogo Augusto Boal) para responder a seguinte questão: quais são os limites e as possibilidades do Teatro do Oprimido como instrumental técnico operativo para o Serviço Social? Dessa forma, o presente trabalho visa analisar os limites e as possibilidades da referida questão-problema a partir de uma pesquisa qualitativa com análise bibliográfica que foi realizada por meio de sites acadêmicos previamente selecionados, e contou com seleção das palavras a seguir para constituir a busca: “Serviço Social”, “Boal”, “Teatro do Oprimido”, “Teatro”, “Instrumental” e “Arte”. Foi construída, assim, uma lista com 12 trabalhos acadêmicos que unem o Serviço Social com o Teatro do Oprimido. Com a análise dos dados foi possível observar o público alvo alcançado pelo instrumental em questão, as áreas de atuação profissional que se valem do instrumental, os locais onde foram encontrados estudos sobre o tema a partir da pesquisa já citada e os limites e possibilidades encontrados a partir da utilização do Teatro do Oprimido como instrumento técnico operativo profissional, pelos profissionais assistentes sociais. Dentre os resultados pode-se mencionar o fortalecimento da autonomia do público alvo com o uso desse instrumental, a democratização de direitos e informações a partir da interlocução dos próprios usuários, o desafio de uma articulação de redes entre os profissionais e o desafio da construção e da sensibilização do público alvo e da equipe técnica para o uso do instrumental na perspectiva de fortalecimento da educação para a cidadania, e fortalecimento do oprimido para a identificação e o enfrentamento de seus opressores. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Faced with the realization Santos (2006) of the need to strengthen the professional collection of instrumental and Scherer's view (2010) that the arts, especially the theater, are capable of providing autonomy to vulnerable segments and serve as an instrumental effective for social work, this work completion of course approaches the Theatre of the Oppressed (created by playwright Augusto Boal) to answer the question: what are the limits and possibilities of the Oppressed Theatre as operating technical instrumental to social work? This study aims to analyze the limits and possibilities of that question-problem from a qualitative survey of literature review that was carried out through academic sites previously selected and featured selection of the following words to constitute the search "Social Service", "Boal", "Theatre of the Oppressed", "Theatre", "Instrumental" and "Art". It was built as well, a list of 12 academic works that unite social work with Theatre of the Oppressed. With data analysis we observed the target audience reached by instrumental concerned, the areas of professional activities which use the instrumental, the places where studies were found on the subject from the research cited above and the limits and possibilities found at from the use of the Oppressed Theatre operating as a professional technical instrument, by professional social workers. Among the results can be mentioned strengthening the autonomy of the target audience with the use of this instrument, the democratic rights and information from the dialogue of the users themselves, the challenge of a joint network between professionals and the challenge of building and awareness of the target audience and the technical team for using instrumental in strengthening the perspective of education for citizenship, and strengthening of the oppressed to identify and confront their oppressors.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons