Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11631
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FabianaLopesMarinho.pdf949,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo sobre a percepção dos usuários acerca da política nacional de assistência estudantil na DDS/UNB
Autor(es): Marinho, Fabiana Lopes
Orientador(es): Sousa, Adrianyce Angélica Silva de
Assunto: Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
Universidade de Brasília (UnB) - política de assistência estudantil
Inclusão universitária
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Jan-2016
Referência: MARINHO, Fabiana Lopes. Um estudo sobre a percepção dos usuários acerca da política nacional de assistência estudantil na DDS/UNB. 2015. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso centrou-se em analisar a percepção dos usuários acerca da política de assistência estudantil desenvolvida na Diretoria de Desenvolvimento Social-DDS na Universidade de Brasília-UnB. Tendo com objetivos específicos: Analisar a tragetória do PNAES na particularidade brasileira, em especial na UnB; Compreender como o PNAES impacta na vida dos estudantes assistidos pelo programa na DDS/UnB; Identificar o perfil dos estudantes atendidos pela PNAES na UnB; Analisar se os recursos financeiros disponibilizados pelo PNAES são suficientes para garantir a permanência dos estudantes na UnB; Identificar a partir da visão dos alunos a percepção acerca da prática profissional desenvolvida na DDS; Perceber como os alunos identificam os limites e possibilidades do PNAES na DDS/UnB. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, o qual foi aplicado um questinário de participação voluntária para 40 estudantes, no entanto apenas 27,5% foram respondidos, ou seja, 11 estudantes. Com isso, foi possível verificar que apesar de todas as críticas e queixas por parte de alguns estudantes em relação ao PNAES na UnB. Os mesmos também afirmam que sem a assistência estudantil, não teriam condições de se manterem em uma Universidade como a UnB. Nesse sentindo podemos afirmar que a assistência estudantil é uma importante ferramenta para garantir a permanência e a conclusão no ensino superior no Brasil, aumentando a capacidade de uma camada da população alijada de privilégios acessar um direito ainda muito elitizado. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This course conclusion work focused on analyzing the perception of users about student assistance policy developed in-DDS Social Development Board at the University of Brasilia-UnB. Having with specific objectives: To analyze the trajectory of Brazilian PNAES in particular, especially in the UNB; Understanding how PNAES impact in the lives of students assisted by the program in the DDS / UNB; Identify the profile of the students served by PNAES at UNB; Examine whether the financial resources provided by PNAES are sufficient to ensure the permanence of the students at UNB; Identify from the students' views about the perception of professional practice developed in DDS; See how students identify the limits and possibilities of PNAES in DDS / UNB. For it was carried out a field survey, which we applied a questinário of voluntary participation to 40 students, yet only 27.5% were answered, ie 11 students. Thus, it was possible to see that despite all the criticism and complaints from some students in relation to PNAES at UNB. They also claim that without the student assistance, could not afford to stay in a university as UNB. In that sense we can say that student assistance is an important tool to ensure the permanence and completion in higher education in Brazil by increasing the capacity of a layer of the population jettisoned privileges to access a right still very elitist.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons