Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bogosian, Francy Soares | - |
dc.contributor.author | Almeida, Rafael Pinheiro de | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Rafael Pinheiro de. Estilo de gestão de uma instituição pública de ensino médio do Distrito Federal. 2009. 60 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009. | en |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo principal identificar se o estilo de gestão predominante em uma instituição pública de ensino médio do Distrito Federal tende ao participativo ou ao autoritário. Entende-se que a participação envolve tanto os funcionários quanto os pais, os alunos e a comunidade em geral no compartilhamento do planejamento e das decisões da escola. No referencial teórico, buscou-se descrever a legislação pertinente, assim como alguns aspectos e barreiras da participação organizacional e os sistemas definidos por LIKERT. Em relação à gestão escolar, o foco principal foi discutir questões relacionadas à sua estrutura organizacional. A pesquisa empregou o método quantitativo que utiliza a média e o desvio-padrão para análise dos dados. O instrumento utilizado para coleta de dados foi construído por LIKERT e revalidado recentemente por outros autores. Trata-se de um questionário que contém 50 (cinquenta) questões fechadas e uma questão aberta, aplicado a 30 (trinta) funcionários de uma escola pública do Distrito Federal, dos quais 25 (vinte e cinco) professores e 5 (cinco) assistentes em educação. Os resultados sugerem que o estilo de gestão da escola ALFA tende ao participativo-consultivo, apesar das dimensões processo de controle e sistema de metas e diretrizes terem apontado ao estilo autoritário-benevolente. A análise das diversas dimensões consideradas permitiu sugerir algumas ações para evolução ao estilo de gestão participativo-grupal. Verificou-se que apesar do sistema ser participativo, nem todos os segmentos são representados na maioria das decisões administrativas da escola. Percebeu-se, também, que o Conselho Escolar tem sido pouco atuante e de acordo com sua previsão legal poderia ser muito mais eficiente no auxílio à gestão escolar. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Escolas - organização e administração | en |
dc.subject.keyword | Estilos gerenciais | en |
dc.subject.keyword | Escolas - organização e administração | en |
dc.title | Estilo de gestão de uma instituição pública de ensino médio do Distrito Federal | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2010-10-26T11:35:32Z | - |
dc.date.available | 2010-10-26T11:35:32Z | - |
dc.date.issued | 2010-10-26T11:35:32Z | - |
dc.date.submitted | 2009-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1162 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1162 | - |
Aparece na Coleção: | Administração
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