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dc.contributor.advisorBoschetti, Ivanete-
dc.contributor.authorAlmeida, Rhayane da Silva-
dc.identifier.citationALMEIDA, Rhayane da Silva. Demandas apresentadas ao serviço social pelos discentes, competências e atribuições dos assistentes sociais no Instituto Federal de Brasília. 2015. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.en
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar, a partir da perspectiva crítica dialética, as demandas apresentadas pelos discentes ao serviço social dentro dos Institutos Federais (IFes) de Brasília e as dificuldades encontradas para atendê-las. A partir dessa problemática analisamos, ainda, as competências e atribuições dos assistentes sociais no Instituto Federal de Brasília(IFB). Para adentrar a essa temática o presente trabalho faz uma análise na história do ensino superior no Brasil, analisando a crise da educação e as contrarreformas na atualidade, no contexto da expansão do ensino superior no Brasil. Demonstramos o papel do serviço social na educação dentro dos Ifes, identificamos as demandas apresentadas pelos discentes e problematizamos as condições objetivas de que dispõem os assistentes sociais para realizar suas competências e atribuições e responder às demandas. Esse trabalho aponta os recursos disponibilizados e utilizados pelos Institutos para o atendimento das demandas dos discentes e problematiza as condições objetivas existentes para que os assistentes sociais possam realizar suas competências e atribuições,uma vez que cada campus tem demandas diversificadas que necessitam de intervenções diferenciadas. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis course conclusion work aims to analyze, from the critical dialectical perspective the demands of students to the social work within the Federal Institutes (IFes), the delimitation is to institutes of Brasilia who work with the same instrumental despite having demands different. From this issue let's look beyond the demands powers and duties of the social workers at the Federal Institute of Brasilia (IFB). To enter to this issue this paper analyzes the history of higher education in Brazil, analyzing the crisis in education and reforms that axis to the present gated in questioning and creation of the Federal Institutes in the context of higher education expansion in Brazil. Demonstrating the role of social work in education within the IFES and identifying the demands presented by students and demonstrating the objective conditions that have social workers to carry out their powers and duties and respond to the demands. This work deepens the resources made available and used by the institutes to meet the demands of students and discusses the existing objective conditions so that social workers can carry out their functions and duties as each campus has diversified demands that require different interventions.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordInstituto Federal de Brasília (IFB)en
dc.subject.keywordInstituto Federal de Brasília (IFB) - discentesen
dc.subject.keywordAssistentes sociais - prática profissionalen
dc.titleDemandas apresentadas ao serviço social pelos discentes, competências e atribuições dos assistentes sociais no Instituto Federal de Brasíliaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-01-06T17:59:54Z-
dc.date.available2016-01-06T17:59:54Z-
dc.date.issued2016-01-06T17:59:54Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11622-
dc.language.isoPortuguêsen
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