Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11593
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BarbaraCostaVieira.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Graffiti e pixação : processos de apropriação e resistência
Autor(es): Vieira, Bárbara Costa
Orientador(es): Dias, Juliana Braz
Assunto: Grafite (Arte)
Antropologia da arte
Pichação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 29-Dez-2015
Referência: VIEIRA, Bárbara Costa. Graffiti e pixação: processos de apropriação e resistência. 2015. 56 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O graffiti e a pixação são intervenções imagéticas intrínsecas à cidade. Os desenhos e as palavras já comuns nas fachadas e muros urbanos, ainda que numerosos, não são totalmente apreendidos por todos os sujeitos sociais. Muitas são as discussões que giram em torno das fronteiras que as delimitam, buscando diferenciá-las estilística, estética, técnica e ideologicamente. São expressões que têm por principais aspectos a espontaneidade e a efemeridade. Apesar de, num primeiro momento, aparentarem pertencer a um mesmo movimento, estão cada vez mais distantes entre si, a depender do envolvimento que têm com o contexto social. A pixação está em contestante negação da sua assimilação pela sociedade em geral. O graffiti, por sua vez, estabelece relações de aproximação com outras esferas. O presente trabalho investiga precisamente estes processos de aceitação e rejeição de uma legitimação, buscando estabelecer contato com sujeitos praticantes de forma direta e indireta, utilizando os meios midiáticos para buscar entender os discursos diante das posturas mais ou menos definidas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons