Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11566
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AmandaStuckertMenezes.pdf726,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mercado de hortigranjeiros na CEASA/DF : uma abordagem histórico-institucional
Autor(es): Menezes, Amanda Stuckert
Orientador(es): Brisola, Marlon Vinícius
Assunto: CEASA (DF)
Mercados - produtos hortigranjeiros
Associações, instituições, etc.
Data de apresentação: 10-Nov-2014
Data de publicação: 15-Dez-2015
Referência: MENEZES, Amanda Stuckert. Mercado de hortigranjeiros na CEASA/DF: uma abordagem histórico-institucional. 2014. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Para entender como as instituições sofrem mudanças e interações ao longo do tempo e sua dependência e influência de fatores internos e externos a elas, como objetivo geral, será estudada a influência da relação entre o Estado, a CEASA/DF e suas associações de hortigranjeiros e de empresários atacadistas no volume comercializado no período compreendido entre 1999 e 2014. Esse período foi dividido em três casos, cada caso com duas dimensões e suas respectivas variáveis independentes. O trabalho tem como objetivos específicos buscar, avaliar e caracterizar elementos históricos dos governos do Distrito Federal que fizeram e fazem relação com a evolução da CEASA/DF no período prescrito; buscar e avaliar a presença e atuação das ações coletivas de hortigranjeiros e de empresários atacadistas na CEASA/DF; Organizar as informações com relação às instituições constituídas em torno da CEASA/DF e confrontar com o desempenho de suas atividades ao longo do tempo, ou seja, o volume de produtos comercializados; e tirar conclusões, em uma base histórica, sobre a influência da relação entre o Estado, a CEASA/DF e suas associações de hortigranjeiros e de empresários atacadistas no volume de produtos comercializados. Caracteriza-se como qualitativo descritivo e também possui caráter quantitativo, sendo caracterizado ainda como uma pesquisa histórico-comparativa de casos. Para a análise, foi utilizada um a tabela comparativa entre cada caso, suas dimensões e o volume comercializado. A partir dos dados obtidos, constatou-se que, ao longo da história da CEASA/DF, o volume comercializado é influenciado em maior grau pela interação entre os governos e a CEASA/DF do que pela manifestação das associações na Central.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Gestão de Agronegócios, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons