Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11560
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_VanessaMacielMartins.pdf288,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evidenciação sobre risco de crédito pelos dez maiores bancos brasileiros nos padrões IFRS e Cosif
Autor(es): Martins, Vanessa Maciel
Orientador(es): Dantas, José Alves
Assunto: Crédito
Risco de crédito
Data de apresentação: 7-Jan-2014
Data de publicação: 14-Dez-2015
Referência: MARTINS, Vanessa Maciel. Evidenciação sobre risco de crédito pelos dez maiores bancos brasileiros nos padrões IFRS e Cosif. 2014. 32 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Um dos principais preceitos da contabilidade é o de assegurar a transparência das informações aos usuários contábeis, logo, diante dos diversos tipos de riscos inerentes às atividades bancárias, é essencial a evidenciação da informação sobre esses riscos para garantir a confiabilidade e a estabilidade do sistema financeiro. O presente estudo teve por objetivo central identificar em qual dos dois padrões de divulgação financeira adotados no Sistema Financeiro Nacional (SFN) – IFRS ou Cosif – melhor atende aos requisitos de evidenciação sobre risco de crédito previsto no Acordo de Basileia. Para essa comparação foram analisadas as demonstrações financeiras anuais, seguindo os dois modelos de divulgação, das dez maiores instituições financeiras em atuação no Brasil do tipo Consolidado Bancário I, pelo critério de ativos totais, na data-base dezembro de 2012. Por meio de uma análise de conteúdo, foi apurado o grau de Divulgação do Risco de Crédito (DRC) para cada instituição bancária da amostra, nos anos de 2010, 2011 e 2012, atribuindo notas, entre 0 e 1, para cada um dos requisitos de divulgação previstos no Pilar 3 de Basileia II. Constatou-se que, nos três períodos analisados, as demonstrações em IFRS têm, na média, atendido mais adequadamente aos requisitos de divulgação sobre risco de crédito previsto no Acordo que as demonstrações financeiras anuais seguindo o modelo Cosif.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons