Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11556
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AndressaOliveiraPinheiro.pdf749,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo comparativo sobre os principais programas de doutorado dos Estados Unidos e o Programa Multi-Institucional e Inter-regional UnB/UFRN/UFPB
Autor(es): Pinheiro, Andressa Oliveira
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Universidades e faculdades - pós-graduação
Data de apresentação: Jul-2014
Data de publicação: 14-Dez-2015
Referência: PINHEIRO, Andressa Oliveira. Estudo comparativo sobre os principais programas de doutorado dos Estados Unidos e o Programa Multi-Institucional e Inter-regional UnB/UFRN/UFPB. 2014. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho objetiva comparar os principais programas de doutorado em contabilidade dos Estados Unidos com o Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFRN/UFPB. Para identificar os programas norte-americanos de destaque, utilizou-se o ranking divulgado pela notória Public Accounting Report. Esse ranking, cuja metodologia é embasada em pesquisa realizada exclusivamente com professores, apresenta os vinte e cinco principais programas de doutorado; para esta pesquisa, entretanto, apenas os dez primeiros colocados foram considerados. Os dados coletados, encontrados nos sítios dos respectivos programas, buscam retratar os seguintes aspectos: características peculiares de cada programa, processo de seleção e disciplinas obrigatórias. O resultado da pesquisa apresenta que algumas características entre os programas foram semelhantes, tais como a flexibilidade dos cursos para se adequarem às necessidades dos discentes, multidisciplinaridade, foco na formação de professores e pesquisadores de excelência, a organização do curso – os primeiros anos são dedicados aos estudos necessários e os últimos anos são destinados à dissertação e alguns itens necessários no processo seletivo. Entre as diferenças, podemos citar, em relação ao Programa Multi-institucional e interregional UnB/UFRN/UFPB: exige mestrado; o pré-projeto é parte do processo seletivo; não demanda currículo, teste de proficiência para estrangeiros ou carta de recomendação e suas disciplinas obrigatórias são voltadas para a área de Contabilidade. Este estudo contribui para aperfeiçoamento e construção do Ensino e Pesquisa em Contabilidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons