Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11543
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariaLuisaBomtempoDeOliveira.pdf234,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Auditoria governamental e sociedade : identificar a percepção da sociedade em relação ao Tribunal de Contas da União
Autor(es): Pureza, Maria Luiza Bomtempo de Oliveira Horn
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Tribunal de Contas da União (TCU)
Auditoria
Controle externo
Data de apresentação: Fev-2014
Data de publicação: 8-Dez-2015
Referência: PUREZA, Maria Luiza Bomtempo de Oliveira Horn. Auditoria governamental e sociedade: identificar a percepção da sociedade em relação ao Tribunal de Contas da União. 2014. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O Tribunal de Contas da União - TCU é o órgão responsável pelo controle externo, juntamente com o Congresso Nacional, sendo responsáveis pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta. Diante do exposto acima e tendo em vista que o resultado dessa fiscalização é de interesse de toda a sociedade, o presente trabalho visa investigar qual a percepção da sociedade em relação ao trabalho realizado pelo Tribunal de Contas da União. Para isso, foram aplicados 156 questionários a representantes de três grupos de usuários: funcionários do Tribunal de Contas da União - TCU; funcionários de órgãos auditados pelo TCU e demais membros da sociedade. Além de informações sobre a identificação do respondente como idade, sexo e outros, o questionário eletrônico continha vinte afirmações sobre o TCU em que era solicitado ao respondente informar sua opinião por meio de uma escala Likert de 5 pontos (discordo totalmente – concordo totalmente).A questão que houve maior repercução com percentuais diferentes foi em relação a formação do auditor, a grande maioria dos respondentes discordaram que precisa ser formado em ciências contábeis, entretanto 10% concordaram completamente, dentro do grupo “outros” que são os alunos da Universidade de Brasilia, a opinião foi equilibrada. Nos demais resultados, de maneira geral a opinião entre os três grupos não diverge de forma substancial e que o TCU é visto pela sociedade de forma coerente com os seus princípios, principalmente no que diz respeito a função do auditor governamental, a divulgação dos resultados e ao uso das normas seguidas pelo TCU.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons