Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11514
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DaniloPiresFarias.pdf6,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ética hacker na comunicação de dados públicos : o caso do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados
Autor(es): Farias, Danilo Pires
Orientador(es): Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da
Assunto: Hackers
Transparência pública
Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados - Lab Hacker
Câmara dos Deputados - Brasil
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Dez-2015
Referência: FARIAS, Danilo Pires. Ética hacker na comunicação de dados públicos: o caso do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados. 2015. 97 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A proposta deste trabalho é analisar as implicações de assumir a ética hacker, entendida aqui como uma ética de colaboração, compartilhamento, inovação e solidariedade, dentro da perspectiva de autores como Steven Levy (1984), Steven Mizrach (s.d.), Pekka Himanem (2001) e Lafuente (2013), para pensar a comunicação de dados públicos. Como estudo de caso foi escolhida a experiência emblemática do Laboratório Hacker – o LabHacker –, instalado na Câmara dos Deputados. Trata-se de uma ação pioneira, que visa fomentar a cultura da participação e da transparência em temas e debates do legislativo. O objetivo desta pesquisa é refletir o que os valores hackers podem agregar à cultura das instituições públicas. De forma mais específica, esta pesquisa investiga esses processos pela ótica da comunicação organizacional, e reconhece a cultura e comunicação como indissociáveis. Esses entendimentos são fundamentais para compreender as relações que estão sendo construídas internamente e externamente ao LabHacker, bem como o sentido desta experiência.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2015.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons