Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11507
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlinedeSouzaFreire.pdf481,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte...” : o programa federal Vale-Cultura e os desafios de se expandir e democratizar o campo cultural brasileiro : uma análise de conteúdo a partir do ponto de vista do usuário em Brasília
Autor(es): Freire, Aline de Souza
Orientador(es): Coelho, Christiane Machado
Assunto: Programa Vale-Cultura
Cultura brasileira
Política cultural
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 30-Nov-2015
Referência: FREIRE, Aline de Souza. “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte...”: o programa federal Vale-Cultura e os desafios de se expandir e democratizar o campo cultural brasileiro: uma análise de conteúdo a partir do ponto de vista do usuário em Brasília. 2015. 76 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo desse trabalho é promover uma discussão sobre a elaboração e implementação do Programa Federal "Vale-Cultura" no Distrito Federal e, através dos resultados obtidos, incentivar uma reflexão sobre seus impactos na cultura brasileira. O Vale-Cultura é benefício válido em todo território nacional, em que se disponibiliza o valor de 50 reais mensais aos trabalhadores de carteira assinada para o consumo de produtos ou serviços culturais. Inicialmente uma discussão teórica se faz necessária para contextualizar o conceito cultura no cenário proposto pela política cultural e verificar a influência da participação estatal na delimitação de cultura brasileira. Feito isso, realizarse-á grupos focais com funcionários do Banco do Brasil que trabalham em Brasília. A finalidade da utilização dessa metodologia foi de ampliar a compreensão da política cultural através da percepção dos usuários do programa, identificar possíveis alterações do campo cultural brasiliense após a implementação do Vale-Cultura e avaliar o programa por meio do ponto de vista do usuário. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this work is to promote a discussion on the formulation and implementation of the Federal Program "Vale-Cultura" in Distrito Federal and, by the results obtained encourage reflection on their impact on Brazilian culture. The Vale-Cultura advantage is valid throughout the country, as it provides the value of 50 reais a month to a formal contract workers for consume products and cultural services. At first a theoretical discussion is necessary to contextualize the concept culture in the proposed for cultural policy and the influence of state participation in the delimitation of Brazilian culture. Then, it will be realized focus groups with employees of the Banco do Brasil who work in Brasília. The purpose of using this methodology was to increase the understanding of cultural policy through the perception of the users of the program, identify possible changes in the cultural field brasiliense after the implementation of Vale-Cultura and measure the program through the user's point of view.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons