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dc.contributor.advisorSá, Sérgio Araújo de-
dc.contributor.authorNogueira, Caroline Bchara-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Caroline Bchara. A regra não é clara: a transformação do esporte pelas lentes da tevê. 2015. 62 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho analisa a relação entre o mundo esportivo e a TV, considerando aspectos das teorias jornalísticas do newsmaking e do agendamento, além do marketing esportivo. Mais especificamente, analisa como as regras de determinadas modalidades foram modificadas para se enquadrar aos padrões televisivos de duração, dinamismo e visualidade, em contexto no qual o esporte torna-se um produto (espetáculo) a ser moldado para o consumo. Neste cenário, a busca pela aprovação dos telespectadores tonou-se mais importante do que a própria prática esportiva e os espetáculos passaram a ser encenados visando o aumento dos índices de audiência. Para o trabalho, foram consideradas seis modalidades: vôlei, tênis, basquete, tênis de mesa, boxe e futebol.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEsportesen
dc.subject.keywordMarketing esportivoen
dc.subject.keywordNewsmaking (Teoria)en
dc.subject.keywordEsportes e televisãoen
dc.titleA regra não é clara : a transformação do esporte pelas lentes da tevêen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-11-30T10:14:40Z-
dc.date.available2015-11-30T10:14:40Z-
dc.date.issued2015-11-30T10:14:40Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11504-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This paper analyzes the relation between the sports world and television, considering aspects of the journalistic theories of newsmaking and agenda-setting, as well as sports marketing. More specifically, it analyzes how the rules of some sports were modified to fit into the television standards of duration, dynamism and visuality, in a context where sport becomes a product (spectacle) to be molded for consumption. In this scenario, the search for the spectators’ approval has become more important than the sports practice itself and the spectacles are now staged aiming for increased television ratings. In the paper, six sports were considered: volleyball, tennis, basketball, table tennis, boxing and soccer.-
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



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