Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1149
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_CarlaMendonça.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos de processos de integração em zonas de fronteira : o crescimento dos fluxos comerciais e o desenvolvimento em cidades gêmeas do Mercosul
Autor(es): Mendonça, Carla
Orientador(es): Carvalho, Maria Izabel Valladão de
Assunto: MERCOSUL
Integração latino-americana
América Latina - condições econômicas
Data de apresentação: Mar-2008
Data de publicação: 1-Out-2010
Referência: MENDONÇA, Carla. Impactos de processos de integração em zonas de fronteira: o crescimento dos fluxos comerciais e o desenvolvimento em cidades gêmeas do Mercosul. 2008. 62 f. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Processos de integração entre os países ocorreram em todos os continentes na segunda metade do século passado. As correntes de pensamento das relações internacionais têm seus conceitos e teorias sobre o tema. Entre os objetivos dessas iniciativas, está a promoção do desenvolvimento interno às nações integrantes dos blocos e da região como um todo. Na América Latina, uma das principais tentativas de integração é o Mercosul, criado pelo Tratado de Assunção, firmado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai em 1991. O aumento dos fluxos comerciais entre os integrantes é a principal conquista do bloco do Cone Sul das Américas. Boa parte da movimentação dos bens comercializados atravessa as linhas de fronteira por rodovias. As zonas de fronteira e suas cidades-gêmeas, localidades por onde exportações e importações ocorrem fisicamente, vivenciam diariamente os impactos do processo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.03.TCC.1149
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.