Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11473
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SamaraMineiroOliveira.pdf3,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Formação das fronteiras brasileiras : uma abordagem geo-histórica
Autor(es): Oliveira, Samara Mineiro
Orientador(es): Mesa, Glória Maria Vargas Lopez de
Assunto: Fronteiras
Colonização
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 23-Nov-2015
Referência: OLIVEIRA, Samara Mineiro. Formação das fronteiras brasileiras: uma abordagem geo-histórica. 2015. vi, 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A fronteira é uma formação histórica. Assim, para que se apreenda sua dinâmica é necessário compreender sua trajetória no tempo e nesse sentido a análise geo-hostórica é essencial. Nesse trabalho alia-se à análise histórica a territorial para que, desse modo, possa ser compreendida a consolidação e expansão das fronteiras brasileiras. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica na Geografia e na História, para que assim se compreendesse esse processo. Assim, averiguou-se quais foram os principais agentes da expansão territorial brasileira e a sua influência na consolidação dos novos territórios incorporados a colônia portuguesa. Os movimentos bandeirantes, entradista e monçoeiro foram precursores na expansão das fronteiras, levando a ocupação de territórios muito além dos estipulados pelo Tratado de Tordesilhas. Constata-se que para que esses territórios fossem consolidados, a exploração do ouro, a catequização dos índios e a criação de gado se caracterizaram como atividades essenciais. Além disso, no século XVIII a Coroa Portuguesa passa a agir de forma a defender os territórios conquistados, especialmente nas regiões de fronteira. Esse trabalho se debruça sobre esse processo geo-histórico, para, a partir dele, compreender a formação e consolidação das fronteiras do Brasil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2015.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons