Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LauraBerbigierGoncalves.pdf399,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sobre-reação na montagem de carteiras no mercado acionário brasileiro : uma análise do período de 1994 a 2012
Autor(es): Gonçalves, Laura Berbigier
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Mercado de capitais
Finanças comportamentais
Ações (Finanças)
Data de apresentação: 16-Jul-2013
Data de publicação: 20-Nov-2015
Referência: GONÇALVES, Laura Berbigier. Sobre-reação na montagem de carteiras no mercado acionário brasileiro: uma análise do período de 1994 a 2012. 2013. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Entre os efeitos mais estudados pela área de finanças comportamentais, encontra-se o de sobre-reação do mercado. Este efeito foi observado por De Bondt e Thaler (1985) e os autores concluíram que os investidores tendem a reagir exageradamente às novas informações do mercado e que as carteiras com pior desempenho no passado apresentaram melhores resultados, nos períodos subsequentes, em comparação, no mesmo período, com as carteiras de melhor desempenho. Considerando que a abordagem do comportamento humano na área de finanças está ainda em crescimento no Brasil, este trabalho possui por objetivo verificar a existência do efeito de sobre-reação no mercado acionário brasileiro. O período analisado foi de 1994 a 2012, e foram formadas, em cada período, carteiras com oito ações de empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, categorizadas em vencedoras e perdedoras, baseadas em seu crescimento de valor de mercado. Desta maneira, foram formadas 13 carteiras de cada grupo. Os resultados obtidos de valorização das carteiras nos triênios analisados estão de acordo com o esperado pela reversão à média. Entre as 13 carteiras categorizadas como perdedoras 10 apresentaram melhores resultados no período subsequente a sua formação, quando comparadas às carteiras vencedoras no mesmo período, confirmando a hipótese de sobre-reação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons