Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1146
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_MarianaBrancoPereira.pdf228,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A Associação Brasileira de Organizações não-Governamentais e sua ação de caráter internacional
Autor(es): Pereira, Mariana Branco
Orientador(es): Inoue, Cristina Yumie Aoki
Assunto: Organizações não-governamentais
Sociedade civil
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 1-Out-2010
Referência: PEREIRA, Mariana Branco. A Associação Brasileira de Organizações não-Governamentais e sua ação de caráter internacional. 2008. 80 f. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este trabalho busca lançar uma luz sobre como se dá a atuação de caráter internacional da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (ABONG), em face de fenômenos recentes como a globalização, a proliferação de atores não-estatais na cena internacional, a constituição de um quadro de governança global e a emergência de uma sociedade civil global. A ABONG é, ao mesmo tempo, uma entidade não-governamental e uma organização representativa de muitas entidades não-governamentais brasileiras. Surgiu em 1991, em meio a um cenário de mudanças e reestruturações – globalização, fim da Guerra Fria, novos atores e agendas ganhando espaço na cena internacional – e teve, como um de seus objetivos à época do surgimento, a união de entidades da sociedade civil com propósitos semelhantes aos seus para fazer face à nova realidade. Assim, a ABONG é uma Organização Não- Governamental de atuação primordialmente nacional, com fortes raízes e interesses a serem realizados no Brasil. Também representa entidades que têm, em sua maioria, uma atuação nacional, regional ou local. Mas, até mesmo dado o seu papel representativo, não pode ignorar a cena internacional e não a ignora. Queremos compreender, através da análise da atuação com cunho internacional da ABONG por um período de tempo, de que forma a Associação se articula para realizar seus interesses neste complexo cenário global hoje existente e que tipos de ação com algum cunho internacional impetra para isso. Paralelamente à análise do trabalho da ABONG, vamos discorrer e trazer algumas informações sobre mecanismos de participação das ONGs no cenário internacional, história do surgimento dessas entidades, personalidade jurídica, etc.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1146
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.