Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11444
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlysonSilvadeAraujo.pdf917,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito do biochar de lodo de esgoto na redução das emissões de óxido nitroso do solo sob condições de incubação
Autor(es): Araujo, Alyson Silva de
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Lodo residual
Adubação verde
Data de apresentação: Jun-2015
Data de publicação: 18-Nov-2015
Referência: ARAUJO, Alyson Silva de. Efeito do biochar de lodo de esgoto na redução das emissões de óxido nitroso do solo sob condições de incubação. 2015. 38 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O aumento da concentração de gases do efeito estufa na atmosfera, evidenciado nas últimas décadas, está relacionado com intensificação das atividades humanas, mudança do uso da terra e a queima de combustíveis fósseis. A agropecuária é uma das principais responsáveis pelo aumento da concentração de gases de efeito estufa como metano e óxido nitroso. O uso de resíduos orgânicos pirolisados, conhecidos internacionalmente por biochar, é uma alternativa viável para melhoria das características físico-químicas e biológicas do solo e podem reduzir as emissões de gases de efeito de solos agrícolas. No caso específico do biochar de lodo de esgoto, obtido por diferentes temperaturas de pirólise, ainda há dúvidas sobre a sua atuação na redução da emissão de óxido nitroso do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial do biochar de lodo de esgoto, obtido por diferentes temperaturas de pirólise (300, 400 e 500 ºC) na redução das emissões de óxido nitroso do solo. As amostras de solo foram coletadas na camada de 0-20 cm de um Latossolo Vermelho Amarelo (LVA) localizado na Fazenda Água Limpa, Brasília, DF. O experimento, sob condições de incubação, foi instalado em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos por: 1) solo sem aplicação de biochar (BC) e de nitrogênio (controle); 2) Solo com aplicação de nitrogênio, sem biochar; 3) solo com aplicação de nitrogênio e biochar 300 ºC; 4) solo com aplicação de nitrogênio e biochar 400 ºC; e 5) solo com aplicação de nitrogênio e biochar 500 ºC. Foram aplicados 10 mg de N kg-1 de solo, correspondendo a uma dose de 200 kg ha-1 de N, na forma nitrato de potássio e, foram incorporados ao solo 5 g de biochar. As concentrações de N2O liberados foram determinadas em cromatógrafo gasoso Trace GC Ultra. As maiores variações na concentração de N2O foram observadas durante os primeiros 22 dias de incubação. Nos primeiros dias o BC300 apresentou liberações de N2O superiores aos demais tratamentos, sendo ultrapassado posteriormente pelo tratamento que recebeu adubo nitrogenado sem a presença de biochar. O uso dos biochars BC400 e BC500 favoreceu a redução das emissões de N2O durante todo o período de incubação. O efeito do biochar de lodo de esgoto é dependente da temperatura de pirólise. Os teores de NO3- e NH4+ foram as propriedades físicos-químicas que mais se relacionaram com emissões de N2O do solo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons