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Título: Nível de conhecimento de graduandos e profissionais de enfermagem sobre anatomia do sistema genital feminino
Outros títulos: Knowledge level of undergraduate students and nursing professionals about anatomy of female reproductive system
Nivel de conocimiento de estudiantes y professionales de enfermaría acerca de anatomia de sistema genital femenino
Autor(es): Fortunato, Erivânia Carvalho
Orientador(es): Pereira, Elaine Cristina Leite
Assunto: Enfermeiros - formação
Enfermeiros - prática profissional
Mulheres - saúde e higiene
Mulheres - sistema genital
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 12-Nov-2015
Referência: FORTUNATO, Erivânia Carvalho. Nível de conhecimento de graduandos e profissionais de enfermagem sobre anatomia do sistema genital feminino. 2015. 25 f., il. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2015.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar o nível de conhecimento de anatomia do sistema genital feminino de graduandos e profissionais de enfermagem analisando comparativamente o nível de conhecimento entre os grupos. Trata-se de uma pesquisa do tipo levantamento que avaliou o conhecimento de estudantes de enfermagem (n=50), docentes e profissionais que trabalham na área de Saúde da Mulher (n=50) sobre estruturas anatômicas do sistema genital feminino. Ambos em sua autoavaliação do conhecimento mensuraram um médio nível de conhecimento, e ainda, julgaram como sendo importante o conhecimento da anatomia genital para a realização do exame ginecológico, pontuando assim, em um nível superior. O nível de conhecimento sobre anatomia genital feminina dos acadêmicos foi de nível médio superior (MS) e dos enfermeiros nível superior (SS). Comparativamente, as notas de enfermeiros que atuam na área da saúde da mulher foram superiores às dos acadêmicos, sugerindo um maior conhecimento dos profissionais sobre a anatomia do sistema genital feminino.
Abstract: The objective of this study was to evaluate and compare the knowledge level of undergraduate students and nursing professionals about anatomy of the female reproductive system, the present server. The knowledge of nursing undergraduate students (n = 50), teacher and professionals who works in Women’s Health (n = 50) about anatomical structures of female reproductive system. Both in their self-assessment of knowledge measured an average level of knowledge, and still judged to be important the knowledge of the genital anatomy to perform the gynecological examination, scoring thus at a higher level. The level knowledge of undergraduate students about anatomy of the female genital was upper middle-level and of the nurses was higher-level. By comparison, the nurses score who works in women health care were higher than students, suggesting a greater professionals knowledge about the anatomy of female reproductive system.
Resumén: El objetivo de este estudio fue evaluar el nivel de conocimiento de la anatomía de los genitales femeninos por estudiantes y profesional de enfermería analizando comparativamente el nivel de conocimiento entre los grupos. Esta es una pesquisa de tipo encuestas que evaluó el conocimiento de los estudiantes de enfermería (n = 50) y los profesionales que trabajan en la salud de las mujeres (n = 50) en las estructuras anatómicas del aparato genital femenino. Tanto en su autoevaluación de los conocimientos mensuraron un nivel medio de conocimientos, y aún juzgados ser importante conocer la anatomía genital para realizar el examen ginecológico, marcando de este modo en un nivel superior. El nivel de conocimiento sobre la anatomía genital femenina de los académicos fue de nivel medio superior y de nivel superior correspondía a la nota de las enfermeras. En comparación, las notas de las enfermeras que trabajan en la atención de salud de las mujeres eran más altas que las de los académicos, lo que sugiere un mayor conocimiento de los profesionales sobre la anatomía del aparato genital femenino.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2015.
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