Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Teixeira, Evandro Leonardo Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Rafael Rodrigues da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rafael Rodrigues da. Modelagem e análise de redes automotivas em ambiente virtual. 2015. 70 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2015. | en |
dc.description.abstract | A utilização de componentes eletroeletrônicos em veículos tem aumentado significativamente nos últimos anos. Isto se deve principalmente às vantagens que estes trazem frente aos sistemas puramente mecânicos ou hidráulicos tais como flexibilidade, redução de custos, dentre outros. Da necessidade de estabelecer a comunicação entre as unidades de controle destes sistemas de forma organizada e eficiente surgiram as redes automotivas, que consistem num barramento no qual as diversas unidades presentes no veículo podem se conectar a fim de receber e enviar mensagens que contêm informações fundamentais para realizarem suas rotinas. Neste contexto, este trabalho explora ferramentas virtuais voltadas para a modelagem e simulação em que é possível representar, de forma adequada, a rede automotiva de um veículo. E baseado-se no protocolo CAN, especificamente o padrão J1939 que é voltado para aplicações em veículos comerciais, são apresentados estudos de casos com diferentes configurações de redes automotivas e o desempenho desses cenários distintos são avaliados segundo algumas métricas apresentadas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Redes de comunicação automotivas | en |
dc.subject.keyword | Automóveis - equipamentos e acessórios | en |
dc.subject.keyword | Simulação (Computadores) | en |
dc.subject.keyword | Automóveis | - |
dc.title | Modelagem e análise de redes automotivas em ambiente virtual | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2015-11-11T13:02:28Z | - |
dc.date.available | 2015-11-11T13:02:28Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-11T13:02:28Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11385 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | The use of electronic components in vehicles has increased greatly in recent years. This is mainly due to the advantages they bring forward to purely mechanical or hydraulic systems such as flexibility, cost reduction, among others. The need to establish communication between the control units of these in an organized and efficient systems emerged automotive networks, which consist of a bus in which the various units in the vehicle can connect in order to receive and send messages that contain key information for perform their routines. In this context, this paper presents the research and the use of virtual tools focused on modeling and analysis of automotive networks in a virtual environment that can be represented in an appropriate manner, the automotive vehicle network with control units and their settings. The parameters are presented which are usually taken as the key network performance indicators, and based on the CAN protocol, specifically the J1939 standard that is designed for applications in commercial vehicles, case studies are presented with different configurations of networks used in actual vehicles and the performance of these various scenarios are analyzed according to the metrics presented. | - |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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