Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11286
Título: | Implementação de aulas práticas na disciplina de Instalações Termomecânicas 1 |
Autor(es): | Lopes, Ivan Schneider Almeida, Gabriel Magalhães Juvenal |
Orientador(es): | Pimenta, João Manoel Dias |
Assunto: | Laboratórios experimentais Refrigeração |
Data de apresentação: | 26-Jun-2015 |
Data de publicação: | 20-Out-2015 |
Referência: | LOPES, Ivan Schneider; ALMEIDA, Gabriel Magalhães Juvenal. Implementação de aulas práticas na disciplina de Instalações Termomecânicas 1. 2015. 118 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Apesar do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília possuir muitos laboratórios e bancadas experimentais, algumas disciplinas que antes eram privilegiadas com aulas práticas, hoje se encontram com carga horária exclusivamente teórica. Um exemplo disto tem-se a disciplina de Instalações Termomecânicas 1 que possui uma bancada de refrigeração, porém esta não se encontra em operação principalmente pelo seu péssimo estado de conservação. Mediante a esta situação e com intuito de melhorar o aprendizado e desempenho dos alunos nesta disciplina foi proposto o trabalho em questão e para que este pudesse ter início, emitiram-se ordens de serviço ao Centro de Manutenção de Equipamentos Científicos (CME) a fim de que fosse enviado um técnico especializado para realizar as devidas manutenções e reparos bancada. Estudando e adequando os conteúdos previstos na ementa da disciplina com os recursos que a bancada oferece, criaram-se os roteiros experimentais, os simularam e os executaram com os alunos. Também confeccionou-se o caderno de gabarito para as questões propostas dos roteiros. Ao final, faz-se recomendações para aperfeiçoamento da bancada, principalmente na parte de automação e controle. ______________________________________________________________________ ABSTRACT Despite the Department of Mechanical Engineering at the University of Brasilia has many laboratories and experimental stands, some subjects that were privileged with practical classes today meet only theoretical workload. An example of this has been the discipline of thermomechanical facilities 1 which has a cooling bench, but this is not in operation mainly for their bad condition. By this situation and aiming to enhance learning and performance of students in this discipline was proposed the job in question and so that it could begin, were issued work orders to Scientific Equipment Maintenance Center (CME) to I was sent a specialist to perform the necessary maintenance and repairs bench. Studying and adapting the content provided on the menu of the discipline with the resources to counter offers have been set up experimental scripts, simulated and executed them with the students. It was also made up of feedback book to the questions proposed roadmaps. Finally, it makes recommendations for improvement of the bench, mainly in the automation and control. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons