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https://bdm.unb.br/handle/10483/11283
Título: | Jogos no ensino em geografia : ferramentas que contribuem no ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Sousa, Zilmar Rodrigues de |
Orientador(es): | Gurgel, Helen da Costa |
Assunto: | Jogos eletrônicos Geografia - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 20-Out-2015 |
Referência: | SOUSA, Zilmar Rodrigues de. Jogos no ensino em geografia: ferramentas que contribuem no ensino-aprendizagem. 2012. 41 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2012. |
Resumo: | O avanço da tecnologia tem proporcionado várias propostas de jogos eletrônicos que auxiliam o professor no ensino aprendizagem em Geografia, permitindo que o aluno desenvolva sua criatividade, utilizando a imaginação de maneira que o ensino se torne uma satisfação em aprender. Os jogos eletrônicos em Geografia levam o aluno a perceber a sua realidade como cidadão responsável e envolvido com os valores humanos. Os meios tecnológicos cada dia permeiam mais a vida dos alunos até mesmo uma criança que sabe ler já tiveram contato com algum tipo de jogo eletrônico. O SimCity no ensino-aprendizagem em Geografia dispõe inúmeras possibilidades virtuais as quais o aluno interage com o cotidiano de uma sociedade simulando a solução dos problemas em todas as suas áreas. O objeto desse estudo se constitui em três etapas, sendo inicialmente a saída de campo para conhecimento do planejamento urbano, a segunda é a aplicação do uso do SimCity como ferramenta no ensino-aprendizagem e por fim a entrevista com a diretora da escola onde se desenvolve essa pesquisa. Tendo como finalidade evidenciar as possibilidades que os jogos eletrônicos facilitam na construção do saber em Geografia com métodos atrativos e motivador permitindo que o aluno assimile os conteúdos ministrados. Os resultados obtidos com os alunos serviram de base para uma discussão abordando os problemas urbanos e possibilitando a utilização do SimCity na construção de uma cidade virtual nas aulas de Geografia. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The advancement of technology has provided several proposals for electronic games that assist the teacher in teaching and learning in geography, all owing the students to develop their creativity, using the imagination so that teaching becomes a joy in learning. Electronic games in Geography make the student realize his reality as a responsible citizen and involved with human values.The technological means more pervade everyday life of the student seven a child who can read already had contact with some kind of electronic game. SimCity in teaching and learning in virtual geography has many possibilities which the student interacts with the everyday life of a society simulating the solution of problems in all areas. The object of this study is in three stages; initially the output field for knowledge of urban planning, the second is the application of using SimCity as a tool in the teaching-learning process and finally the interview with the principal of the school where it develops this research. And aims to highlight the possibilities that electronic games facilitate the construction of knowledge in Geography with attractive and motivational methods allowing the student to assimilate the contents taught. The results obtained by the students were the basis for a discussion addressing urban problems and allowing the use of SimCity in building a virtual city in Geography lessons. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Departamento de Geografia, 2012. |
Aparece na Coleção: | Geografia
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