Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11259
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SueldeniceMartinsGloria.pdf537,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do trabalho de campo no ensino de geografia para as turmas de 6ª série da escola de tempo integral Vinícius de Moraes
Autor(es): Glória, Sueldenice Martins
Orientador(es): França, Karla Christina Batista de
Assunto: Geografia (Ensino fundamental)
Geografia - estudo e ensino
Atividades pedagógicas
Data de apresentação: Nov-2014
Data de publicação: 19-Out-2015
Referência: GLÓRIA, Sueldenice Martins. A importância do trabalho de campo no ensino de geografia para as turmas de 6ª série da escola de tempo integral Vinícius de Moraes. 2014. vi, 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Palmas-TO, 2014.
Resumo: O presente trabalho se propõe a identificar a importância do trabalho de campo no ensino de geografia, nas turmas de 6ª série da Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes, na cidade de Palmas/TO, por meio de analises das possibilidades e as condições de realização de trabalho de campo nas turmas de 6ª série da referida escola. O objetivo principal da prática do trabalho de campo é de fornecer aos alunos a oportunidade de aprender Geografia mediante a observação direta e fazê-los apreender a relação entre os aspectos físicos e naturais com o cotidiano em que estão inseridos. O trabalho de campo é uma atividade de extrema importância para a metodologia de ensino que busca-se desenvolver na geografia, o qual com esta afirmação, ressaltamos a riqueza pedagógica dessa prática para que os alunos possam estabelecer conexões entre a teoria e suas práticas cotidianas. Diante disso, buscamos analisar e identificar, as possibilidades e as condições de realização do trabalho de campo, identificando elementos que demonstrem a importância desse tipo de atividade no cotidiano dos profissionais e alunos, o qual os resultados das análises mostraram que o método de trabalho de campo, além de ser uma prática eficiente de apreensão e compreensão da realidade, proporciona o desenvolvimento das relações afetivas entre professores e alunos, dando grande destaque à vida social dos educandos, como fator fundamental para sua formação da cidadania. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to identify the importance of fieldwork in geography education in 6th grade classes at the School of Integrated Time Vinicius de Moraes, in the city of Palmas / TO, through analysis of the possibilities and conditions of realization fieldwork in the 6th grade classes of that school. The main goal of the practice of fieldwork is to provide students the opportunity to learn Geography through direct observation and make them grasp the relationship between the physical and natural aspects with everyday where they are inserted. Fieldwork is an activity of extreme importance to teaching methodology that we seek to develop in geography, which with this statement, we emphasize the richness of this pedagogical practice so that students can make connections between theory and their daily practices. Therefore, we analyze and identify the possibilities and conditions of conducting fieldwork, identifying elements that demonstrate the importance of this type of activity in the daily lives of professionals and students, which the results of the analysis show that the method of work field, in addition to being an efficient practice of apprehension and comprehension of reality, provides the development of personal relationships between teachers and students, giving great prominence to the social life of students as critical to their citizenship formation factor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons