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Título: Práticas de ensino e aprendizagem em geografia física na 1ª série do ensino médio : estudo de caso da Escola Estadual Simpliciano Campolim de Almeida, município de Nova Campina/SP
Autor(es): Silva, Camila de Camargo
Orientador(es): Nascimento, Roselir de Oliveira
Assunto: Geografia - estudo e ensino
Geografia física
Professores de geografia
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 15-Out-2015
Referência: SILVA, Camila de Camargo. Práticas de ensino e aprendizagem em geografia física na 1ª série do ensino médio: estudo de caso da Escola Estadual Simpliciano Campolim de Almeida, município de Nova Campina/SP. 2014. x, 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Itapetininga-SP, 2014.
Resumo: Este trabalho é uma análise da prática docente em Geografia Física (Geomorfologia-relevo) com aplicação aos alunos da 1ª série do Ensino Médio e professor de Geografia da Escola Estadual Simpliciano Campolim de Almeida (Nova Campina/SP) através dos conceitos de aprendizagem significativa e construtivismo, desenvolvendo o conhecimento por meio da participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem considerando seu conhecimento prévio e praticando a contextualização. A partir do conteúdo previsto nos PCN’s, e no Currículo do Estado de São Paulo, foram desenvolvidas aulas expositivas dialogadas voltadas para o conhecimento do aluno em relação ao seu município, aplicação de questionário 1, o qual detectou as deficiências na aprendizagem, aula prática em laboratório de informática com uso do aplicativo do Google Earth, aula prática de confecção de maquete do relevo de Nova Campina/SP e aplicação de questionário 2, que diagnosticou o resultado satisfatório após a abordagem. Conclui-se após análise dos resultados dos dois questionários diagnósticos aplicados, bem como as considerações do professor ao fim do processo, que a utilização de ferramentas didáticas diferenciadas aliadas as práticas docentes valorizando o saber do aluno e utilizando da contextualização estimulou a participação do aluno durante todo o processo, que resultou no desenvolvimento do conhecimento, pois ficou clara a mudança de postura dos alunos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is an analysis of teaching in Physical Geography (Geomorphology relief) with application to the students of 1st year of high school and Geography’s teacher of the State School Simpliciano Campolim de Almeida (Nova Campina / SP) through meaningful learning of concepts and constructivism, developing knowledge through active student participation in the teaching-learning process considering their prior knowledge and practicing contextualization. From the contents provided in the PCN's, and in the curriculum of the São Paulo State, dialogued classes were developed exhibition focused on the student's knowledge in relation to its municipality, questionnaire 1, which detected the deficiencies in learning, practical classes in computer lab using the Google Earth application, practical class model of making Nova Campina / SP Relief and questionnaire 2, who diagnosed the satisfactory result after approach. It was concluded after analyzing the results of the two questionnaires diagnoses, and the considerations of the teacher at the end of the process, the use of differentiated teaching tools combined the teaching practices valuing the knowledge of the student and using the context encouraged student participation during the entire process, resulting in the development of knowledge, it is unclear how the students change posture.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Geografia, Instituto de Ciências Humanas, 2014.
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