Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11248
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndersonSilvaDeMacedo.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da eficiência na implantação de contratos das corretoras da Mais Saúde : uma aplicação de análise envoltória de dados
Autor(es): Macêdo, Anderson Silva de
Orientador(es): Belloni, José Angelo
Assunto: Análise de eficiência (Estatística)
Análise envoltória de dados (DEA)
Correlação linear
Data de apresentação: 8-Jul-2015
Data de publicação: 15-Out-2015
Referência: MACÊDO, Anderson Silva de. Análise da eficiência na implantação de contratos das corretoras da Mais Saúde: uma aplicação de análise envoltória de dados. 2015. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Os planos de saúde vem apresentando um crescimento expressivo no Brasil nas últimas décadas, esses planos são oferecidos por operadoras, empresas privadas, com intuito de prestar assistência médica e hospitalar. A MAIS SAÚDE é uma corretora de seguros que atua gerenciando e capacitando corretoras parceiras, para atuar vendendo os produtos da ASM SEGUROS. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a eficiência das corretoras cadastradas na MAIS SAÚDE. Os dados necessários para alcançar esse objetivo foram disponibilizados pela corretora, são dados reais, que por questões de sigilo de informação os nomes das corretoras e da seguradora foram modificados. Antes de realizar a análise de eficiência foram utilizadas técnicas de estatística como correlações lineares e técnicas estatísticas multivariada como, por exemplo, a Análise de Componentes Principais – ACP, e, por fim, a Análise Envoltória de Dados – DEA, que permitiu a identificação de 6 corretoras eficientes entre as 75 corretoras. Para as corretoras consideradas ineficientes, foi possível o estabelecimento de metas de aumento da produtividade. Palavras-chave: Análise de eficiência, DEA, componentes principais, correlações lineares, corretoras de plano de saúde.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2015.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons