Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11240
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GilvanJorgeDeAlmeida.pdf11,68 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGauche, Ricardo-
dc.contributor.authorAlmeida, Gilvan Jorge de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Gilvan Jorge de. Emprego do aplicativo WhatsApp no ensino de química. 2015. 72 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015.en
dc.description.abstractEste estudo abordou o tema Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto escolar. A motivação para a realização deste trabalho foi decorrente de minhas observações acerca do uso de aparelhos celulares em sala de aulas, que revelaram a ocorrência de conflitos entre professores e alunos. Parte da literatura foi revista, no tocante às vantagens, desvantagens, conflitos, esperanças e incertezas decorrentes da utilização de TIC na escola. A revisão também contemplou à aplicação de TIC no Ensino de Química e as iniciativas governamentais relativas ao emprego dessas tecnologias no sistema público de ensino. Por fim, foi apresentada uma proposta de utilização de TIC que sugeriu o emprego do aplicativo WhatsApp para criar um grupo de discussões de Química em uma turma de alunos da 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de verificar a possibilidade de uso do aparelho celular conexo ao processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho, ao favorecer a troca de conhecimentos e a aprendizagem mútua, procurou explorar o conceito de Inteligência Coletiva defendido pelo filósofo Pierre Lévy. A partir dos resultados obtidos, expressos, entre outros, por 100% de concordância dos alunos acerca das contribuições das discussões do grupo em suas respectivas aprendizagens, foi possível concluir que o emprego do aplicativo WhatsApp possibilitou o uso do celular como um recurso pedagógico facilitador dos processos de ensino-aprendizagem de Química.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãoen
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinoen
dc.titleEmprego do aplicativo WhatsApp no ensino de químicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-10-13T15:06:51Z-
dc.date.available2015-10-13T15:06:51Z-
dc.date.issued2015-10-13T15:06:51Z-
dc.date.submitted2015-07-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11240-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons