Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Lúcia de Abreu | - |
dc.contributor.author | Santos, Andrea Reis dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Andrea Reis dos. As lições de coisas e a escola nova nos museus: a conexão entre os museus escolares e a educação. 2015. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Museologia, 2015. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho delineia dois principais métodos de ensino utilizados como renovação da educação brasileira em momentos distintos da história do país, e a sua relação com a criação dos primeiros museus escolares no Brasil. O primeiro movimento é o Método Intuitivo, promovido no final do Império, início do período republicano. As lições de coisas estavam no cerne da questão educativa. O segundo movimento é conhecido como Escola Nova, que se tornou mais conhecida nas décadas de 1920 e 1930, fim da República, início da Era Vargas. Aqui o centro da questão era aprender por meio das próprias experiências. Além dos movimentos educacionais, foram exaltados alguns educadores essenciais para que esses movimentos se desenvolvessem e ganhassem força, como John Dewey, Leontina Busch, Anísio Teixeira, Rui Barbosa, entre outros. A proposta da pesquisa é relacionar os movimentos citados acima com os museus escolares, apontando as afinidades entre os trabalhos realizados por John Dewey na escola-laboratório e de Leontina Busch no museu escolar. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Dewey, John, 1859-1952 | en |
dc.subject.keyword | Museus e escolas | en |
dc.subject.keyword | Escola nova | en |
dc.subject.keyword | Método intuitivo | en |
dc.title | As lições de coisas e a escola nova nos museus : a conexão entre os museus escolares e a educação | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2015-10-09T21:18:32Z | - |
dc.date.available | 2015-10-09T21:18:32Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-09T21:18:32Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11226 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | This paper outlines two principal teaching methods used to renew the Brazilian education in distinguished moments on the history of the country, and its relation with the creation of the first school museums in Brazil. The first one is the Intuitive Method, highlighted in the end of the Empire of Brazil, beginning of the republican period. The object lessons were in the core of the educational issues. The second method is known as a Progressive Education, most known in the decades of 1920 and 1930, end of the Republic period, beginning of the Vargas’ Era. Here the center of the question was to learn through the own experiences. Besides the educational methods, some educators were emphasized for being essential to these methods so they could develop and gain strength, like John Dewey, Leontina Busch, Anísio Teixeira, Rui Barbosa, among others. The research proposal is to relate the methods above with the school museums, pointing the links between the intellectual works made by John Dewey in his laboratory-school and by Leontina Busch on her school museum. | - |
Aparece na Coleção: | Museologia
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