Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1122
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_TatianaSilvaAlmeidaDias.pdf120,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O choque de civilizações na política internacional contemporânea
Autor(es): Dias, Tatiana Silva de Almeida
Orientador(es): Platiau, Ana Flávia Barros
Assunto: Teoria de Huntington
Política internacional
Ciência política
Choque de civilizações
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 23-Set-2010
Referência: DIAS, Tatiana Silva de Almeida. O choque de civilizações na política internacional contemporânea. 2008. 44 f. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este estudo pretende abordar cada aspecto da teoria de Samuel Huntington e trazer a questão do choque de civilizações para o século XXI, analisando a pertinência da questão na política internacional dos nossos dias. O trabalho se divide em cinco capítulos. O primeiro, tem um conteúdo conceitual, a fim de diferenciar alguns termos constantes desse trabalho, os quais serão a base do processo de entendimento da teoria a ser apresentada. O segundo capítulo está dividido em sete itens que tentam dissecar o pensamento de Huntington sobre a importância do choque de civilizações, com base no seu livro. O terceiro capítulo traz a origem do termo “choque de civilizações”, que inspirou a tese de Huntington e, em oposição, traz à tona o ponto de vista dos críticos mais fervorosos à teoria do “choque”. No quarto capítulo, a idéia central é comprovar a consistência do paradigma civilizacional através da análise da questão da Turquia, que enfrenta grande dificuldade em ingressar na União Européia há mais de década. O objetivo deste capítulo é trazer o choque de civilizações para os dias de hoje. O quinto capítulo aborda um outro aspecto das relações internacionais, tão relevante quanto o paradigma civilizacional, mas que não é considerado no livro de Huntington: o papel da economia nas relações internacionais. O pano de fundo de todo o trabalho são, sem dúvida, as diferenças culturais que moldam os relacionamentos entre os Estados e sua pertinência e importância nas relações internacionais do mundo globalizado em que vivemos. Não há, entretanto, a pretensão de entrar no campo social ou antropológico da questão, apenas apresentar uma breve análise dos fatos contemporâneos e a aplicabilidade da teoria de Huntington quinze anos após seu surgimento.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1122
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.