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Título: Diretrizes da IFLA em bibliotecas para deficientes visuais
Autor(es): Reis, Bianca Lorrani dos
Souza, Mayara Campos
Orientador(es): Baptista, Dulce Maria
Assunto: Deficientes visuais
Serviços de informação
Bibliotecas - deficientes visuais
International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) - diretrizes de bibliotecas para deficientes visuais
Bibliotecas públicas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Out-2015
Referência: REIS, Bianca Lorrani dos; SOUZA, Mayara Campos. Diretrizes da IFLA em bibliotecas para deficientes visuais. 2015. 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma analise do relatório nº86 da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), Biblioteca para cegos na era da informação: diretrizes de desenvolvimento, no qual são expostas dez diretrizes para o desenvolvimento de uma biblioteca que atenda demandas informacionais dos deficientes visuais de forma eficiente e padronizada. Buscou-se compreender e enfatizar as necessidades informacionais desse público, elencando seus direitos, sem transgredir os direitos inerentes aos responsáveis pelas obras disponibilizadas pelas bibliotecas. Observou-se que as diretrizes propostas pela IFLA permitem que se possa perceber que os deficientes visuais possuem as mesmas demandas informacionais e direitos que qualquer outra pessoa, e que o acesso a informação é primordial para o seu desenvolvimento e independência. Aliado a isso, observou-se, também, que é possível atender de forma eficiente, eficaz, e com um alto padrão de qualidade, esse público tão peculiar. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this article is to present an analysis of IFLA’s report n.86 Library for blind people in the information age: development guidelines, which exposes ten guidelines to the evolution of a library to cater the informational demands of the visually impaired, in an efficient and standardized manner. It was intended to understand and emphasize the informational needs of this public, listing their rights, without transgressing the inherent rights of authors of previously published titles, made available by libraries. It was observed that the guidelines proposed by IFLA allow us to realize that the visually impaired have the same informational demands and rights of any other person, and that the access to information is primordial to their development and self-sufficiency. In addition, it was also observed that it is possible to meet the requirements of such a peculiar public in an efficient, effective way, and with a high quality standard.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2015.
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