Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11204
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BrunaPereiraMachado.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do diagnóstico de conservação para nortear as ações de preservação em arquivos, bibliotecas e museus
Autor(es): Machado, Bruna Pereira
Orientador(es): Carvalho, Silmara Kuster de Paula
Assunto: Conservação preventiva
Conservação preventiva - diagnóstico
Bibliotecas
Museus
Arquivos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Out-2015
Referência: MACHADO, Bruna Pereira. A importância do diagnóstico de conservação para nortear as ações de preservação em arquivos, bibliotecas e museus. 2015. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a importância do desenvolvimento de um diagnóstico de conservação preventiva em bibliotecas, museus e arquivos, cujo objetivo é identificar e eliminar possíveis riscos que possam vir a danificar os acervos. Além de expor o histórico da conservação preventiva, terminologia do termo “conservação” e suas vertentes, modelos de diagnósticos de conservação preventiva, é apresentada uma análise de diagnósticos já realizados em instituições de Brasília. A partir da análise destes estudos de caso é possível compreender o padrão de riscos, perigos e danos que cercam os acervos, assim como gerir os problemas relacionados à conservação das instituições com mais facilidade, com a finalidade de preservar o patrimônio cultural destas. Diante do quadro analisado, fica clara a importância da conservação preventiva para a tomada de decisão por parte dos profissionais envolvidos com acervos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This conclusion thesis is centered on the importance of developing preventive conservation methods in libraries, museums and archives, in efforts to preserve educational materials through the identification and elimination of potential risks to the collections. This work explores the history of conservation as a concept and practice, as well as the variety of preventive conservation techniques, with special attention given to diagnostic methods used in cultural institutions in Brasília. Based on the analysis of these case studies, it is possible to determine a pattern of tangible risks and hazards to these collections, and the preventive solutions which can enable their protection and preserve their cultural heritage. Based on that, it is clear the importance of preventive conservation for decisions made by the professionals involved in collections.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2015.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons