Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11200
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EltonMartiresPinto.pdf3,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: História do ensino de biblioteconomia no Brasil : da fundação na Biblioteca Nacional à criação na Universidade de Brasília
Autor(es): Pinto, Elton Mártires
Orientador(es): Juvêncio, Carlos Henrique
Assunto: Biblioteconomia
Biblioteconomia - estudo e ensino
Biblioteconomia - história
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Out-2015
Referência: PINTO, Elton Mártires. História do ensino de biblioteconomia no Brasil: da fundação na Biblioteca Nacional à criação na Universidade de Brasília. 2015. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Descreve, por meio de pesquisa bibliográfica, a trajetória do ensino de Biblioteconomia no Brasil desde a fundação na Biblioteca Nacional (1911-1915) até a criação na Universidade de Brasília (1962). Objetiva analisar documentos que contem a história dos cursos, bem como a expansão do ensino de Biblioteconomia no país durante estes cinquenta anos. Destaca que as influências francesas, no Rio de Janeiro, e americanas, em São Paulo, impulsionaram o desenvolvimento do ensino de Biblioteconomia no Brasil. A implantação de novos cursos e o estabelecimento de um currículo mínimo caracterizam o desenvolvimento do ensino até 1962, quando é criado o primeiro curso de Biblioteconomia em Brasília. Faz uma conexão entre os cursos, dado que o ensino de Biblioteconomia - durante esse meio século - se equilibrou entre disciplinas da área técnica e humanística. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study describes, by bibliographic research, the history of teaching Librarianship in Brazil, from the first school at the National Library (1911-1915) to the beginning at University of Brasilia (1962). It aims to analyze documents that tell the history of the schools, as well as the expansion of library science education in the country during these fifty years. The study points out that the French in Rio de Janeiro, and north american point of view in São Paulo, influenced the development of librarianship education in Brazil. The implementation of new courses, and the establishment of a minimum curriculum, characterizes the development of librarianship until 1962, when it was created the first school of Librarianship in Brasilia. The research also makes a connection among the courses, as Librarianship education -during this half century- balanced between technical and humanistic disciplines.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2015.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons